» MOTIVAÇÃO E DESEMPENHO ESCOLAR - 180h

Descrição geral

É possível compreender a motivação como resultado da busca de necessidades  e desejos em realizar ou empreender algo. A motivação ainda que complexa, é inerente ao ser humano, pois determina o fazer, tornando-se o elemento chave para os resultados de vários projetos e para a obtenção da excelência.

O que leva o ser humano a se motivar, voltando o seu foco para a realização de seus projetos?

Para responder esta pergunta, parece necessário conhecer as variáveis pessoais que influem na motivação com que os alunos enfrentam as tarefas escolares e as mudanças que se produzem à medida que uma atividade transcorre, e como as diferentes formas de atuação que os professores podem adotar,  interagem com tais características, contribuindo para a motivação ou desmotivação dos alunos.

            Este Curso apresenta uma diversidade de textos, princípios e técnicas de motivação para que os educadores possam cada vez mais compreender o desenvolvimento motivacional dos seus alunos, ajudá-los a perseverar nas etapas dos processos de ensino-aprendizagem e a buscar elementos para responder a indagação acima.    

Conteúdo Programático

UNIDADE I  - Motivação e desempenho escolar 

  •      Por que começo, contínuo e termino uma atividade ou deixo de fazê-la?  
  •      Padrões e processos de Comportamento;
  •      Motivação para a Aprendizagem;
  •      Organização das atividades.

UNIDADE II - Avaliação da Aprendizagem e Motivação 

  •      Como motivar os alunos;  
  •      Aprendizagem e  motivação;
  •      Aprendizagem significativa;
  •      Condições de aprendizagem significativa;
  •      Processo de Ensino-Aprendizagem;

UNIDADE II - A Motivação para Aprender 

  •      Classes da motivação;
  •      Teorias sobre a motivação;
  •      Professor como figura-chave na motivação do aluno;
  •      Influência da figura do professor na motivação do aluno;
  •      É urgente valorizar o trabalho do professor;
  •      A Arte de educar e motivar;
  •      A importância da competência técnica para ensinar;
  •      O professor – objeto de conhecimento de seus alunos;
  •      O professor como pesquisador;
  •      O professor deve ensinar seus alunos a pensar;
  •      O professor como orientador; 
  •      O professor como transmissor de valores;
  •      O professor como membro de uma equipe;
  •      Metodologia motivadora;
  •      Fatores motivacionais;
  •      Estratégias de aprendizagem dos alunos;
  •      Utilização didática do erro;
  •      Medidas organizacionais para ajudar a motivação e a aprendizagem;
  •      Técnicas de Motivação.

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)