» SECRETARIA ESCOLAR E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO - 180h

Descrição geral

  •  Orientar o Secretário escolar a melhor desempenhar suas principais atribuições, tais como:
  •  Planejar, coordenar, controlar e supervisionar as atividades da secretaria do estabelecimento de ensino;
  •  Manter atualizado o arquivo, as prestações de contas e a escrituração escolar;
  •  Realizar levantamentos referentes à movimentação e vida escolar do aluno e servidores da Instituição;
  •  Prestar informações e atender à comunidade escolar sobre assuntos pertinentes à secretaria e outras atribuições afins.
  •  Realizar  atividades de apoio ao processo administrativo-pedagógico da escola.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – O PAPEL DO SECRETÁRIO ESCOLAR SOB A ÓTICA DA GESTÃO DA ESCOLA.

  • Competência Profissional do Secretário Escolar
  • Escrituração escolar e sua importância
  • Documentos: Regimento Escolar, Projeto Pedagógico e Plano de Trabalho anual.

UNIDADE II – A ARTICULAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL E SECRETARIA ESCOLAR

  • O Caráter Multifuncional do Secretário Escolar
  • Natureza da Função e sua importância

UNIDADE III – RELAÇÕES HUMANAS E PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

  • Importância das Relações Humanas
  • Problemas que envolvem as Relações de Trabalho
  • Eficácia nas Comunicações Administrativas
  • Processo de Comunicação

UNIDADE IV – DOCUMENTAÇÃO

UNIDADE V – ARQUIVOS

UNIDADE VI  - ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DA SECRETARIA ESCOLAR

  • Regras práticas para organização do trabalho
  • Eficácia Profissional e Administração do Tempo.

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)