» AVALIAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL - 180h

Descrição geral

  • Este trabalho mostra a observação da brincadeira espontânea da criança de 02 a 06 anos como instrumento da avaliação psicopedagógica.
  • O módulo está organizado em quatro unidades de forma a abordar os temas básicos para facilitar a avaliação do desenvolvimento da criança, através da observação do seu comportamento espontâneo, das suas produções criativas, entre outros aspectos a saber:
  •             A brincadeira; o desenvolvimento motor; o desenvolvimento da linguagem e a família.
  •         Questões importantes são analisadas tais como: a avaliação deve acompanhar e investigar o desenvolvimento infantil, desenvolver a avaliação como proposição de novos desafios,  registro contínuo e reflexivo e diálogo permanente.
  •            Que tal, juntos, fazermos um passeio pelas etapas do desenvolvimento infantil e assim compreendermos melhor como deve ser realizada a avaliação psicopedagógica desses alunos? 

Conteúdo Programático

     Unidade I – Avaliação psicopedagógica da criança de 0 a 6 anos 

  •         A curva evolutiva da brincadeira: uma leitura Piagetiana
  •         A importância do brincar para Winncolt
  •         A evolução do desenho segundo Lowenfeld
  •         A evolução do desenho
  •         Fase I – O começo da auto-expressão gráfica
  •         Fase II – A afirmação da representação gráfica
  •         Proposta de avaliação psicopedagógica 

     Unidade II – A avaliação psicomotora no contexto psicopedagógico 

  •         Distúrbio psicomotor
  •         O desenho motor – a ontogênese do desenvolvimento motor
  •         Fatores que interferem no desenvolvimento motor
  •         Motricidade e movimento
  •         A importância do tônus na comunicação gestual
  •         Subsídios básicos para uma observação motora no contexto psicopedagógico
  •         Características motoras dos 2 anos
  •         Características motoras dos 3 anos
  •         Características motoras dos 4 anos
  •         Características motoras dos 5 e  6 anos

     Unidade III – O desenvolvimento da linguagem: suas principais fases 

  •         Alterações da Comunicação
  •         Intenção comunicativa
  •         Expressão oral
  •         Quantidade e qualidade da fala
  •         Produção articulatória
  •         Observação e avaliação da linguagem 

    Unidade IV – A família diante das dificuldades escolares dos filhos 

  •         A família como matriz de identidade
  •         A família e a escola
  •         As dificuldades de aprendizagem
  •         Características familiares

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)