» PROCESSO PEDAGÓGICO: DA GRÉCIA CLÁSSICA AOS DIAS DE HOJE - 180h

Descrição geral

  •         Conhecer as ideias que motivaram verdadeiras revoluções na educação. 
  •         Apresentar práticas e teorias dos educadores de todos os tempos, capazes de ajudar o educador de hoje a melhor conduzir sua prática pedagógica. 
  •         Disponibilizar informações para que o educador possa compreender e adaptar procedimentos ao dia - a – dia do processo de trabalho, para atingir metas educacionais. 

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Evolução histórica do Processo Pedagógico

UNIDADE II – Mentes brilhantes que motivaram verdadeiras revoluções na Educação.

  • Platão:a concepção platônica de Educação;
  • Comenius; a didática como processo tratado;
  • Rosseau: a função socail da educação;
  • Pestalozzi: princípios e contribuições educacionais;
  • Herbart: Métodos de instrução;
  • Steiner: origem da educação waldorf;
  • Decroly; concepções e propostas de organização escolar;
  • Vigotsky; o sistema simbólico dos grupos humanos;
  • Dewel: contrapondo-se à educação tradicional;
  • Montessori; os 12 pontos fundamentais da metodologia montessoriana;
  • Wallon: psicologia genética;
  • Freinet: a pedagogia de Freinet;
  • Cousinet: concepções metodológicas;
  • Piaget: interacionismo, construtivismo sequencial e fatores que interferem no desenvolvimento.
  • O método de Bruner.
  • Paulo Freire: o criador da pedagogia do oprimido.
  • Emília Ferreiro: construção da linguagem escrita na criança.

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)