» PSICOPEDAGOGIA E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM - 180h

Descrição geral

  • Conceituar os termos dificuldades de aprendizagem e intervenção psicopedagógica.
  • Analisar os limites das dificuldades de aprendizagem e das necessidades curriculares, bem como a diversidade de aprendizagens.
  • Analisar o processo de aprendizagem do ponto de vista do sujeito que aprende e da instituição que ensina, no que tange a seu decurso normal ou com dificuldades.
  • Oferecer ao profissional escolar, reflexões e práticas para um fazer psicopedagógico que contemple condições de melhor escolarização e ascensão social a todos os alunos, principalmente, àqueles que apresentam dificuldades.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Educação e psicopedagogia
  • O que é Psicopedagogia?
  • Histórico
  • Projeto de estudo da Psicopedagogia
UNIDADE II – Psicopedagogia Institucional ou Psicopedagogia na escola?
UNIDADE III – Fracasso Escolar
  • Fracasso Escolar – Patologia do nosso tempo?
  • Fracasso Escolar e sociedade moderna
  • Do proletário ao estudante
  • Que significado das ao termo “ fracasso escolar”
  • Por que falar em fracasso de vida a propósito do fracasso escolar
  • Algumas situações de fracasso escolar
UNIDADE IV – o que vai acontecer depois dessas dificuldades?
  • Primeira hipótese: a criança não fica passiva
  • Segunda hipótese: a criança aceita seu fracasso
  • Terceira hipótese: tudo se acomoda, sejamos decididamente otimistas
  • A reação dos pais ao fracasso de seu filho
  • Desaprovação
  • Indiferença
  • Diferentes Perspectivas de Estudos do fracasso escolar

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)