» DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - 300h

Descrição geral

  • Ajudar os professores a encontrar a situação mais adequada para cada criança, bem como desenvolver programas educativos que se ajustem a cada situação de dificuldade de aprendizagem.
  • Apresentar uma visão crítica dos temas e questões da aprendizagem e atitudes e ações psicopedagógicas éticas, que possam amenizar a situação de risco psicossocial de crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem.
  • Fornecer aos profissionais das áreas de Educação a oportunidade de aprofundarem estudos sobre as dificuldades de aprendizagem/intervenção psicopedagógica a fim de enriquecerem  suas práticas no combate ao fracasso escolar.
  • Avaliar os fatores intrínsecos e extrínsecos que determinamdesempenho escolar dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de observar e analisar situações que acarretam dificuldades de aprendizagem, bem como de propor alternativas de soluções.
  • Compreender e intervir na aprendizagem, buscando os conhecimentos relacionados aos fenômenos “ensino” e “aprendizagem”, e tenha, sobretudo, a sensibilidade para captar e considerar as relações que os sujeitos estabelecem com o seu meio de interação.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Dificuldades de aprendizagem e Intervenção Psicopedagógicas

  • Os termos dificuldades de aprendizagem (DA) e intervenção psicopedagógicas (IP)

UNIDADE II – INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA LEITURA E NA ESCRITA

  •          Avaliação e intervenção na leitura
  •          O enfoque modular da leitura
  •          Avaliação e intervenção na escrita
  •         Enfoque modular da escrita

UNIDADE III – O enfoque psicológico da escrita e estratégias de ensino na composição da escrita

  •          Problemas de escrita em alunos com DA
  •          Problemas de alto nível e de baixo nível
  •          Outros problemas
  • Marco teórico do enfoque psicológico da escrita como construção de significado.
  • Componentes e processos da escrita
  • Desenvolvimento da escrita e padrões de dificuldades de aprendizagem
  • Processos e estratégias de intervenção na composição da escrita
  • Ensino da escrita a partir de propostas globais de ensino
  • Estratégias de ensino da escrita junto a alunos de DA

UNIDADE IV – INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NAS DIFICULDADES DE MATEMÁTICA

  • Algumas propostas internacionais recentes
  • Os tipos de padrão de erro nas operações matemáticas
  • Intervenção psicopedagógica nas DA da Matemática
  • Intervenção nas diferentes etapas educacionais
  • Prevenção/Intervenção na educação Infantil
  • Intervenção no Ensino Fundamental (06 a 12anos)
  • Intervenção no Ensino Fundamental (12 a 16 anos)

UNIDADE V – Ensino Efetivo de textos

  •         A integração do ensino em leitura e em escrita
  •         Teoria e prática da linguagem integrada
  •         Outras estratégias eficazes

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)