» DISLEXIA E OUTRAS DIFICULDADES ESPECÍFICAS DE APRENDIZAGEM - 300

Descrição geral

  •    Oferecer aos educadores informações e esclarecimentos que os ajudarão a unir teoria e prática e variadas estratégias para lidar com situações cotidianas em sala de aula.
  •    Definir as dificuldades de aprendizagem, identificando seus fatores causais e alguns desafios que precisam ser considerados no desenvolvimento das abordagens para as dificuldades de aprendizagem específicas.
  •    Ressaltar a importância do aproveitamento das potencialidades de cada aluno, levando em consideração os estilos de aprendizagem e abordagens preferidas à aprendizagem.
  •    Contribuir de forma significativa para a superação das dificuldades de aprendizagem apresentadas por crianças em sala de aula.

Conteúdo Programático

UNIDADE I - O QUE É UMA DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESPECÍFICA?
  •  Código das NEE (Necessidades Educacionais Específicas)
  •  Dificuldades de Aprendizagem específicas e a definição legal de NEE.
  •  O que é considerado uma dificuldade de aprendizagem específica?
  •  Quão específicas são as dificuldades de aprendizagem específicas?
  •  Percepção e Integração sensorial.
  •  Sentido estimular.
  •  Discriminação auditiva e distratibilidade auditiva.
  •  Discriminação visual, rastreamento a dependência de campo visual.
  •  Sentido proprioceptivo sinestésico.
  •  Provisão para alunos com dificuldades de aprendizagem específica.
  •  Fatores causais e prevalência das dificuldades de aprendizagem específica.
  •  Inclusão e dificuldade de aprendizagem específica.
  •  Profissionais trabalhando em estreita colaboração.
  •  Trabalhando com os pais.
  •  Envolvendo os alunos.
UNIDADE II - DISLEXIA: CARACTERÍSTICAS
  •  A orientação dos dados coletados pelo tipo de NEE e as visões da dislexia como discrepância.
  •  Outras definições de dislexia.
  •  Prevalência.
  •  Dificuldade de leitura: sua identificação e avaliação.
  •  Dificuldade de escrita, sua identificação e avaliação.
  •  Dificuldade de ortografia, sua identificação e avaliação.
  •  Fatores causais.
  •  Possíveis dificuldades associadas: sua identificação e avaliação.
  •  Dificuldades fonológicas.
  •  Dificuldade de percepção auditiva e de processamento auditivo.
  •  Dificuldades visuais e de processamento visual.
  •  Dificuldade de coordenação motora.
  •  Dificuldade de memória verbal de curto prazo (memória de fixação).
  •  Dificuldade de sequencialização (ordem temporal).
  •  Outros aspectos de identificação e avaliação.
  •  O Professor, o Coordenador de NEE e o Psicólogo Educacional.
  •  Critérios dos serviços pedagógicos e especializados para a avaliação estatutária da Dislexia.
UNIDADE III - MELHORANDO HABILIDADES ESPECÍFICAS E COMPENSANDO DIFICULDADES.
  •  Intervenção relacionada às dificuldades associadas.
  •  Intervenções relacionadas às dificuldades fonológicas.
  •  Intervenções relacionadas à percepção auditiva e dificuldade de processamento auditivo.
  •  Intervenções relacionadas a dificuldades visuais e de processamento visual.
  •  Intervenções relacionadas às dificuldades de coordenação motora.
  •  Intervenções relacionadas às dificuldades na memória de curto prazo.
  •  Intervenções relacionadas às dificuldades de sequencialização (ordem temporal)
  •  Tarefas, atividades e eventos cronológicos.
  •  Intervenções para a leitura.
  •  Intervenções para a escrita.
  •  Intervenções para a ortografia.
  •  Outras intervenções.
UNIDADE IV - NATUREZA E INTERVENÇÕES –Prevalência.
  •  Possíveis fatores causais.
  •  Processos coadjuvantes.
  •  Coordenação motora ampla e fina.
  •  Desenvolvimento percepto-motor.
  •  Identificação, avaliação e algumas características gerais da dispraxia.
  •  Escrita manual.
  •  Educação física e dispraxia.
  •  Fatores causais.
  •  Identificação e Avaliação.
  •  Habilidades que são pré-requisitos e como elas podem ser ensinadas.
  •  Classificação, Números, comprimento, área, volume, peso, posição e movimento.
  •  Intervenções gerais.
  •  Dificuldades de construção
  •  Dislexia e dificuldades matemáticas.
  •  Dificuldades fonológicas e de processamento auditivo.
  •  Dificuldades visuais e de processamento visual.
  •  Dificuldade de memória verbal e de curto prazo.
  •  Dificuldades de sequencialização
  •  Matemática e dislexia.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)