» ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - 300h

Descrição geral

  •         Abordar alguns elementos históricos da construção e organização do sistema educacional brasileiro.
  •  Oferecer uma visão de conjunto sobre a estrutura e o funcionamento da educação básica, contribuindo para a reflexão dos interessados nas contradições da educação brasileira e seus desafios para o século XXI.
  • Apresentar uma análise de indicadores que permitam dimensionar a oferta e o desempenho da educação básica no Brasil.

Conteúdo Programático

Unidade IEducação básica : articulando o passado e o presente.

  •  Que herança recebemos?
  •  Que perspectivas os tempos de transição anunciam?

Unidade II – Legislação educacional: novos rumos para a educação.

  •  Como a Constituição e a LDB tratam a educação?
  •  O que diz a LDB sobre obrigações e deveres do Estado?
  •  Como a educação básica é definida pela legislação?
  •  O ingresso no Ensino fundamental aos 06 anos de idade.
  •  Nove anos: a exigência do Mercosul.
  •  Qual é o tratamento dado pela LDB às modalidades de ensino?

Unidade IIIFinanciamento da educação: uma caixa preta a desvendar

  •  Como tem sido tratado o financiamento da educação?
  •  Quais são as fontes de financiamento?
  •  Qual o significado de manutenção e Desenvolvimento do ensino (MDE)?
  •  O que é salário-educação?
  •  O que é Fundef?
  •  O que o PNE prevê em matéria de financiamento?
  •  Que outros aspectos são necessários considerar?

Unidade IVOferta e desempenho escolar: um olhar sobre os números

  •  O que dizem os números sobre a ed. Infantil -  Ens. Fundamental- E. Médio.
  •  O que dizem os números gerais sobre a educação básica?

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)