» PEDAGOGIA DE PROJETOS - 300h

Descrição geral

A educação, a escola e o ensino, são os grandes meios que o homem busca para realizar o seu projeto de vida.

Sendo assim, a educação e toda a ação pedagógica, devem ser pensadas e planejadas de modo que possam propiciar melhores condições de aprendizagem aos estudantes.

O planejamento deve ser um instrumento para o professor e para o aluno, pois visa o atendimento aos objetivos da educação.

O planejamento para uma escola serve  a um fim específico: ordenar o processo educativo, integrando-o e imprimindo-lhe uma dinâmica e recolocando o planejamento educacional também  nas mãos dos alunos, sujeitos do processo educativo.

Este Curso, aborda questões teóricas e práticas relacionadas com a elaboração de projetos, bem como roteiros e sugestões que orientam o desenvolvimento do planejamento pedagógico em  todas as suas etapas.  

Conteúdo Programático

UNIDADE I  - Definição de planejamento

  •          Processo de racionalização dos meios e dos recursos humanos e materiais
  •          O processo de planejamento
  •          O processo de planejamento requer conhecimento e avaliação da realidade

UNIDADE II – Projeto de Trabalho 

  •          Justificativa
  •          Caracterização
  •          Princípios Fundamentais
  •          Fases típicas da elaboração de projetos
  •          Roteiro/Sugestão de projeto
  •          Roteiro – Sugestão para avaliação do projeto

UNIDADE III – Currículo Integrado Transdisciplinar 

  •          O papel do currículo integrado: educar para aprender a dar sentido ( compreender)
  •          Diferenças entre o Currículo Disciplinar e o Transdisciplinar
  •          O que é  projeto interdisciplinar
  •          Os projetos de trabalho e a necessidade na Educação e na função da Escola
  •          Os projetos e seus significados na história da escolaridade
  •          Os anos 20: o método de projetos para aproximar a escola da vida.
  •           Os anos 70:O trabalho por temas e a importância das idéias – Chave
  •          Os anos 80: o auge do construtivismo e os projetos de trabalho
  •          Os projetos de trabalho e a necessidade de abordar a complexidade do conhecimento escolar.

UNIDADE IV – A pesquisa sobre a compreensão

  •            O que têm em comum os projetos de trabalho com outras estratégias de ensino
  •            Passos para a Caracterização de um projeto de trabalho
  •            Nem tudo que parece ser, é um projeto
  •           O que poderia ser um projeto de trabalho
  •           Favorecer o Ensino para a Compreensão como finalidade dos Projetos de Trabalho
  •           Algumas dúvidas que surgem quando se fala de Projetos de Trabalho

Unidade V - Algumas coisas que aprendemos com os projetos de trabalho 

  •          Uma recapitulação para continuar aprendendo
  •          A avaliação como parte dos projetos de trabalho
  •          A avaliação nos projetos de trabalho
  •          Orientações sobre a elaboração de projeto interdisciplinar
  •          Outro Modelo: Projeto Pipas
  •          Resistência à adoção do enfoque interdisciplinar nos projetos de trabalho
  •          Novas tecnologias auxiliando os Projetos.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)