» PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA - 250h

Descrição geral

  •         Resgatar no educador a vontade e o compromisso de repensar e incluir em sua vida o ato de planejar, ao mesmo tempo discutir o papel da escola e a necessidade de mudanças.
  •         Proporcionar informações para que o Projeto Político-Pedagógico da escola seja visto como um processo coletivo, capaz de resgatar em cada um dos educadores-participantes, a capacidade de sonhar, de acreditar, de desejar, de ter esperanças e de fazer mudanças.
  •         Apresentar técnicas sobre gestão de projetos e métodos   eficazes para planejar, acompanhar um projeto e para formar equipes sólidas capazes de garantir o sucesso de todo o empreendimento.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Projeto Político-Pedagógico das Escolas: A retomada da prática do planejar num processo de Gestão Participativa. 

UNIDADE II Rompendo resistências: Toda a Escola como objeto de análise e de avaliação:

  • A avaliação das competências e das habilidades; Mudanças de rumo e de papéis do aluno e do professor;
  • A avaliação na LDB – Da avaliação tradicional a uma prática compartilhada, interna, do desempenho de cada um, da equipe, da escola e do projeto.
  • Ciclos de avaliação; uma temática a discutir:
  • No Ensino Médio – Mudanças de Concepção, de Estrutura e de Avaliação.
  • Avaliação participativa da escola, do projeto político e do desempenho da Equipe.
  • Novo modelo de avaliação -  o Provão;
  • E a LDB, o que fixa sobre a avaliação do aluno? 

UNIDADE III Validando o Regimento da Escola: Das gavetas da secretaria escolar para a vida da escola. 

  • Mudanças do cotidiano dos professores e da sala de aula;
  • Ensino Fundamental – Competências esperadas;
  • Ensino Médio – Competências esperadas.

UNIDADE IV – Qualidade e produtividade no Sistema Educacional

  • Compreendendo o sistema educacional e a sua finalidade;
  • Educação: Sistema ou Processo?

UNIDADE V – Comunicação e Acompanhamento do Projeto

  • A comunicação dentro da Equipe;
  • Reuniões de acompanhamento do Projeto;
  • Cinco regras para reuniões efetivas;
  • Ação corretiva;
  • Como se organizar para a Gestão do projeto.

UNIDADE  VI – Transformando diretores de escola em gerentes do sistema educacional

  •         Explicitando Missão e Visão
  •         Definindo indicadores de qualidade

Informações

Carga Horária: 250 horas.

Investimento: 200,00 (Dinheiro ou Cartão)