» ALFABETIZAÇÃO E O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA -120h

Descrição geral

  •         Pensar a alfabetização como processo dinâmico, como construção social, fundada nos diferentes modos de participação das crianças. 
  •         Considerar a aprendizagem da escrita como um processo que se constrói em ritmo diferente em cada pessoa.
  •         Examinar determinados elementos do ensino – aprendizagem da leitura em crianças das séries iniciais.
  •         Investigar em que a utilização de textos matemáticos pode contribuir para o processo de aprendizagem da matemática.
  •         Oferecer possibilidades para identificação das dificuldades de aprendizagem dos alunos e propiciar caminhos de intervenção pedagógica indicada para cada situação. 

Conteúdo Programático

UNIDADE I – PRÁTICA PEDAGÓGICA ALFABETIZADORA: A aquisição da língua escrita

  •          Prática Alfabetizadora: Teoria e metodologia
  •          Reflexões conclusivas

UNIDADE II – A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM

  •          Linguagem ou comportamento verbal
  •          A importância da linguagem na alfabetização infantil

UNIDADE III – A IMPORTÂNCIA DO ENSINO DA LEITURA NA ALFABETIZAÇÃO

  •          Pressupostos teóricos
  •          Os PCNs e o ensino da leitura
  •          O letramento e o ensino da leitura
  •          O treinamento como fator importante de compreensão leitora na alfabetização
  •          Objetivos e hipóteses
  •          Metodologia
  •          Considerações finais.

UNIDADE IV – USO DA ESCRITA NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA

  •          Pressupostos teóricos
  •          Desenvolvimento

UNIDADE V – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

  •          Intervenções pedagógicas

Informações

Carga Horária: 120 horas.

Investimento: 120,00 (Dinheiro ou Cartão)