» LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DIVERSOS ESTILOS DE LINGUAGEM - 200h

Descrição geral

Leitura é uma atividade que merece lugar central na prática escolar, e que por isso, deve ser ensinada por todo professor, independente da matéria ou série que leciona.

         Considerando a complexidade e a quantidade cada vez maior de informações à nossa  disposição, é importante saber responder à pergunta:

 “ O que o aluno precisa ser e saber para que ele possa continuar se desenvolvendo e contribuir  para o desenvolvimento de seu grupo?”

Daí a necessidade de formar um aluno leitor, crítico, que possa continuar sua aprendizagem  independentemente, no seu ritmo e segundo os seus interesses, projetos e objetivos individuais. Daí também termos posto a leitura como atividade articuladora de toda proposta pedagógica.

Ler é essencial. Através da leitura, testamos os nossos próprios valores e experiências com as dos outros e enxergarmos o mundo com todas as suas belezas e mistérios. Ao final de cada leitura, ficamos enriquecidos com novas experiências, novas idéias, novas informações.

         Nada desenvolve mais a capacidade verbal e crítica do aluno do que a leitura de livros, jornais, fotos, revistas, poesia, contos, charges, cartuns etc. Este CURSO sugere diferentes estratégias de se trabalhar a leitura e os diversos estilos de linguagem em sala de aula, de forma interessante e dinâmica.

Conteúdo Programático

UNIDADE I - Leitura em Crise X Gosto pela Leitura 

  •      O que é ler?
  •      Função  Social da Leitura
  •      Por que ler?
  •      Leitura e Conscientização

UNIDADE II – A Leitura na Escola 

  •      Construindo leitores competentes
  •      Estratégias para uma leitura fluente
  •      A seleção dos textos escolares
  •      Texto não é pretexto
  •      Leitura: fases e objetivos de ensino
  •      Desenvolvimento da personalidade e da leitura
  •      Como estimular para a leitura.
  •      Ler para a vida
UNIDADE III – O papel da literatura no desenvolvimento da leitura
  •      Justificativa do ensino da literatura
  •      Literatura e ensino da Literatura
UNIDADE IV- A Poesia e a Escola
  •      A poesia pode ser ensinada?
  •      Uma metodologia para o “ensino” da poesia”.

UNIDADE V- O Texto fotográfico e sua Leitura 

  •      Hierarquia dos componentes da fotografia
  •      As estruturas da fotografia
  •      Fases da leitura da fotografia

UNIDADE VI – Abordagem do Texto Jornalístico na escola

  •      O trabalho com o texto jornalístico
  •      Principais características do texto jornalístico
  •      Leitura de charges, caricaturas e cartuns
  •      Oficina de leitura de jornal
  •      Passos para a criação de uma oficina de leitura de jornais na escola
  •      Sugestões para trabalhar com leitura em sala de aula
  •      Biblioteca na Escola
  •      Organização da biblioteca
  •      Atividades de mobilização para a formação de leitores

Informações

Carga Horária: 200 horas.

Investimento: 180,00 (Dinheiro ou Cartão)