» CONTEXTOS DE ALFABETIZAÇÃO - 300h

Descrição geral

  •       Oferecer propostas práticas e estratégias educativas do processo de aprendizagem das crianças durante a primeira escolarização.
  •        Refletir sobre a prática pedagógica em termos de como é e de como poderá ser otimizada.
  •        Apresentar a alfabetização infantil a partir de uma dimensão econômica e social.
  •       Analisar os processos de ensino e aprendizagem de ciências, na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
  •        Analisar a família e a comunidade como contextos de alfabetização a partir de uma perspectiva crítica com respeito à situação atual da escola.
  •        Refletir sobre os possíveis novos contextos de alfabetização inicial, nas quais se incorporem os computadores e seus recursos de comunicação e informação.

Conteúdo Programático

Unidade I- Alfabetização familiar: coordenação entre as aprendizagens da escola 

  •         A família como fundamento do desenvolvimento da linguagem e de alfabetização
  •         Interações no contexto da família
  •         As diferentes faces da alfabetização familiar
  •         Alguns programas de alfabetização familiar

Unidade II- Leitura dialógica: a comunidade como ambiente alfabetizador 

  •         O ambiente alfabetizador dos meninos e das meninas
  •         Fatores que contribuem para desenvolver a alfabetização inicial
  •         Altas expectativas, auto-estima e motivação pela leitura
  •         Famílias e comunidades que aprendem

Unidade III- Contextos de alfabetização na aula 

  •         A informação e os conhecimentos iniciais na alfabetização
  •         Diferentes contextos de alfabetização na aula 

Unidade IV- Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola 

  •         Exemplos de relação entre o uso da linguagem oral e a alfabetização inicial
  •         A opção linguística para a leitura e a escrita
  •         A estrutura participante do processo de alfabetização
  •         Implicações para as escolas e para os professores 

Unidade V- Alfabetização através das ciências 

  •         O que é ciência e o que é específico da primeira ciência que construímos
  •         Que processos psicológicos são postos em jogo, quando se aprende ciências?
  •         O que nos diz a psicologia cognitiva a respeito das capacidades das crianças menores para realizar atividades científicas?
  •         Propostas para o ensino de ciência na Educação Infantil

Unidade VI- Alfabetização e Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs) 

  •         Mudança na forma gráfica das mensagens escritas
  •         Mudanças na definição de leitura e escrita
  •         O uso das TICs no Ensino
  •         As funções de assistência do computador
  •         Frequentar o computador e a Alfabetização Inicial
  •         Entrevista com uma educadora argentina.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)