» PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LINGUAGEM ESCRITA - 300h

Descrição geral

  •       Investigar como as crianças escrevem e se relacionam com a escrita, ao serem incentivadas a usá-la para fins mnemônicos, durante a fase inicial da alfabetização.
  •         Entender o processo de criação do preconceito linguístico que estigmatizam os alunos, dificultando o processo da  alfabetização e da aprendizagem.
  •         Oferecer elementos de reflexão teórica e de experiências de intervenção pedagógica na alfabetização.
  •     Compreender que a alfabetização escolar é um processo multideterminado, ou seja, o seu desenvolvimento depende da contribuição de diversas áreas de conhecimento, entre as quais se destacam a linguística e a psicologia.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – A ALFABETIZAÇÃO ESCOLAR

  •         O processo de apropriação
  •         Mediação semiótica
  •         As atividades de produção e registros de textos.

UNIDADE II – RELAÇÃO ENTRE LINGUAGEM ESCRITA E LINGUAGEM INTERNA

  •         Relação entre as letras registradas e as unidades constituintes da linguagem oral
  •         Crianças que usavam a escrita como recurso para a memória
  •         Relação entre linguagem escrita e linguagem interna.

UNIDADE III – A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

  •         Atitudes que facilitam uma aprendizagem significativa 

UNIDADE IV – PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LINGUA ESCRITA NO CONTEXTO ESCOLAR

  •         Estudo de Caso
  •        O lúdico na educação como facilitador da auto-expressão e da aprendizagem

UNIDADE V – O PROCESSO DIÁLOGO NA SALA DE AULA

UNIDADE VI – TRABALHANDO COM TEXTOS; Leitura, Construção e Reconstrução

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)