» ALFABETIZAÇÃO E O ESPAÇO DE LETRAMENTO ESCOLAR: O PROFESSOR FAZ A DIFERENÇA - 300h

Descrição geral

  •        Alfabetizar e letrar, no sentido de apropriação da leitura e da escrita para uso na vida social.
  •        Aprender a trabalhar com textos na Alfabetização.
  •        Discutir conceitos de Alfabetização e de Letramento, apresentando sugestões didáticas com vistas à formação de sujeitos letrados.
  •        Incentivar a contação de histórias, de poesia, de leitura de jornais e maneiras diversas de motivar os alunos.
  •        Incentivar os educadores à prática pedagógica reflexiva.

Conteúdo Programático

      UNIDADE I – REVISITANDO OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO

  • Mudam os tempos, mudam os leitores
  • Tempo de ensinar a ler
  • A querela dos Métodos
  • O que é importante na escolha dos Métodos.

      UNIDADE II – MÉTODOS GLOBAIS: APRENDER A LER A PARTIR DE HISTÓRIAS OU ORAÇÕES

  • Métodos de Contos
  • Método Ideovisual  de Decroly
  • Método Natural Freinet
  • A metodologia de base Linguística ou Psicolinguística
  • Etapas de uma Unidade
  • Alfabetização a partir de palavras-chave
  • O Método Natural

      UNIDADE III – TRABALHANDO COM TEXTOS NA ALFABETIZAÇÃO

  • O que é um texto?
  • Trabalhando com textos orais e escritos
  • Preparação para a leitura e a escrita.
  • A escolha dos textos
  • Sugestões didáticas para melhorar a composição textual e a aprendizagem oral

 UNIDADE IV – O QUE SIGNIFICA LETRAMENTO?

  •            Analfabetismo no Brasil
  •            Aprender a gostar de ler
  •            Letramento Escolar
  •           Espaços de Letramento Escolar: a Sala de Aula e a Sala de Leitura
  •           A leitura na sala de aula

      UNIDADE V – A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

  • Tem poesia na escola?
  • Entrevista com a Dra. Educadora Magda Becker Soares

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)