» PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO INFANTIL - UMA QUESTÃO DE MÉTODOS? - 300h

Descrição geral

  •         Definir o que significa Alfabetização das crianças e como essa etapa se distingue de outras etapas do ensino da língua. 
  •       Identificar os principais conceitos reconhecidos pela comunidade acadêmica internacional que fundamentam as práticas de alfabetização, bem como as implicações desses conceitos para a formulação de programas e materiais de alfabetização. 
  •         Refletir sobre práticas de alfabetização nos países educacionalmente mais bem sucedidos. 
  •         Analisar os PCNs Parâmetros Curriculares Nacionais e outras orientações do governo federal sobre o tema da Alfabetização.

Conteúdo Programático

UNIDADE I- ALFABETIZAÇÃO, UMA QUESTÃO DE MÉTODOS?

  •         O observatório Nacional de Leitura na França.
  •         Ciência da Leitura e Política Educativa.
  •         Estado da Arte sobre Alfabetização.
  •         Ler e Compreender.
  •         De ler é compreender para ler para compreender.
  •         As propostas de Goodman.
  •         Frank Smith: A crítica de Adams.
  •         Modelos Interativos: A solução para os combates?

UNIDADE II- O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DE RECONHECER PALAVRAS

  •         As competências de Leitura: Aprender a ler e ler para aprender.
  •         Consciência fonêmica e o principio alfabético.
  •         Instrução explícita em decodificação e o método fônico.
  •         Soletrar ( grafar) e escrever.
  •         Escrita emergente e fases do desenvolvimento da escrita.
  •         Relações entre leitura e escrita.
  •          Desenvolvimento do vocabulário.
  •         Vocabulário receptivo e expressivo.
  •         Desenvolvimento da compreensão.

UNIDADE III- O ENFOQUE TRADICIONAL DA QUESTÃO: MÉTODOS  ANALÍTICOS E SINTÉTICOS.

  •         Métodos de ensino: Uma abordagem contemporânea.
  •         O poder da Poesia.
  •         Materiais de leitura.
  •         Dificuldades de leitura: prevenir e remediar.
  •         Estratégias preventivas.
  •         Programas de recuperação.

UNIDADE IV- A EXPERIÊNCIA DE OUTROS PAÍSES: ESTUDO DE CASO

  •         Políticas e práticas de Alfabetização na Inglaterra.
  •         Currículos: O conteúdo.
  •         Modelos pedagógicos.
  •         Os resultados: avaliação externa da fase inicial do programa.
  •         Avaliação externa do programa.
  •         Políticas e práticas de Alfabetização na França.
  •         Políticas e práticas de Alfabetização nos Estados Unidos.
  •         Alfabetização no Brasil: Políticas e Práticas.
  •         O desempenho dos alunos.
  •         Marco Referencial: Os PCNS.
  •         Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução.
  •          PCNS e construtivismo.
  •         A definição de Alfabetização nos PCNs.
  •         O impacto dos PCNs: Como as secretarias de Educação definem Alfabetização.
  •         O que as secretarias de Educação consideram como aluno  alfabetizado.
  •         Expectativas dos PCNs sobre o desempenho dos alunos. 

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)