» PROPOSTAS DE ALFABETIZAÇÃO SOB O ENFOQUE SOCIOCONSTRUTIVISTA - 180h

Descrição geral

·        Refletir sobre a importância do ambiente adequado e rico em sala de aula para o desenvolvimento do conceito de alfabetização como um processo construtivo.

·        Compreender de que maneira se forma o leitor a partir de uma proposta socioconstrutivista de alfabetização.

·        Fornecer uma base teórica a respeito da psicogênese da língua escrita, isto é o processo no qual as crianças aprendem a língua escrita.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – A CONSTRUÇÃO SOCIAL DA ALFABETIZAÇÃO

  • Instrução diferencial em grupos de leitura
  • Seleção de lições
  • Algumas causas e consequências do tratamento diferencial.

UNIDADE II – AS DEMANDAS LINGUÍSTICAS DA ESCOLA

  • Consciência metalinguística, consciência discursiva e aquisição da leitura.
  • Consciência fonológica e discursiva
  • Consciência discursiva
  • Exemplos de referência exofórica restrita
  • Consciência fonológica
  • Resultados e discussões.

UNIDADE III – FALANDO E ESCREVENDO: ESTRATÉGIAS DISCURSIVAS E A AQUISIÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO

  • O modelo do estudo
  • Análise de narrativas orais
  • Uso de complementos para indicar coesão temática
  • Comparando narrativas orais e escritas
  • Outras características da transição da fala para a escrita

UNIDADE IV – O QUE PENSAM OS ALFABETIZADORES SOBRE A ABORDAGEM CONSTRUTIVISTA

  • Depoimentos dos professores alfabetizadores
  • Considerações finais.

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)