» ALFABETIZAÇÃO: LEITURA E FUNÇÕES - 180h

Descrição geral

  •       Contribuir para melhorar o processo de ensino-aprendizagem da leitura, com todas as vantagens que isso implica para o desenvolvimento intelectual, afetivo e social dos alunos. 
  •        Apresentar um subsídio valioso para o estudo das bases teóricas e práticas de cada etapa do processo de aprendizagem da leitura. 
  •        Aprofundar o tema da leitura por meio do desenvolvimento de aspectos relacionados à sua teoria e á sua prática nos diferentes níveis de escolarização do aluno. 
  •        Entender a aprendizagem da leitura como fator determinante no fracasso ou êxito escolar.
  •        Desenvolver a leitura dos alunos dentro do contexto das atividades da vida real.
  •        Estimular as crianças a expressarem a sua afetividade e a sua imaginação por meio de poemas, de prosas, de roteiros de dramatizações e de outros meios de expressão dos sentimentos, das fantasias e do humor.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Importância e Justificativa da Leitura  

  • Na leitura prevalece a liberdade
  • A leitura é um fator determinante do êxito ou fracasso escolar
  • A leitura permite articular os conteúdos culturais
  • A leitura expande a memória humana
  • A leitura estimula a produção de textos
  • A leitura determina processos de pensamento

UNIDADE II – A Leitura e as funções da linguagem

  •            Função apelativa (ativa, conotativa, interativa)
  •            Função normativa
  •            Função expressiva (emotiva, imaginativa)
  •            Função pessoal
  •            Função representativa (referencial, denotativa, cognitiva)
  •            Função informativa
  •            Outras funções da leitura

UNIDADE III – Da preparação para a leitura à leitura emergente

  •           Fatores envolvidos no aprender a ler
  •           Fatores físicos e fisiológicos
  •           Fatores sociais, emocionais e culturais
  •           Fatores socioeconômicos e culturais
  •           Fatores perceptivos
  •           Fatores cognitivos
  •           Fatores linguísticos

UNIDADE IV – Estimulação da Leitura emergente

  •           Envolver as crianças desde cedo em um ambiente letrado
  •           Contar e ler alternadamente histórias para as crianças
  •           Realizar leituras compartilhadas
  •           Brincar de ler
  •           Estimular as crianças a interrogar os textos
  •           Participação da família
  •           Utilização de materiais didáticos

UNIDADE V – O papel da literatura no desenvolvimento da leitura infantil

  •           Justificativa do ensino da leitura
  •           Literatura e ensino da Literatura

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)