» ALFABETIZAÇÃO: PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL - 300h

Descrição geral

  •         Repensar criticamente o processo de alfabetização, e desta forma, aprofundar definições de alfabetização que subsidiem um trabalho pedagógico, objetivando assim a construção de um “novo alfabetizar”.
  •         Entender que o processo de alfabetização é amplo e complexo, e, implica não só a capacidade intelectual, mas também diferentes fatores de ordem social, emocional, físico e psicológico da criança e requer dos educadores interação com todas as áreas para que o aluno possa desenvolver suas potencialidades.

Conteúdo Programático

UNIDADE I -  ALFABETIZAÇÃO: UM PROBLEMA DE TODOS

UNIDADE II – ALFABETIZAÇÃO: PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAl

  •         A difícil tarefa de alfabetizar
  •         O direito de aprender
  •         O direito de aprender a ensinar

UNIDADE III – ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  •         A educação infantil ontem e hoje
  •         Aspectos Legais
  •         A construção do conhecimento
  •         Um dia na educação infantil
  •         O espaço escolar
  •         A hora da história
  •         Avaliação na educação infantil

UNIDADE IV – ALFABETIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTO

  •         Contextualizando: o desafio do professor alfabetizador
  •         Produção de texto individual a partir do trabalho coletivo

UNIDADE V – AS MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA ALFABETIZAÇÃO

  •         A inteligência da criança
  •         O papel da linguagem
  •         A alfabetização

UNIDADE VI – O CONSTRUTIVISMO NA ALFABETIZAÇÃO

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)