» APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA - 180h

Descrição geral

  •  Conceber as diferentes dimensões da Educação Matemática e suas múltiplas formas de representação .
  •  Conhecer os novos paradigmas para o ensino da matemática na perspectiva da Educação Matemática.
  •  Reconhecer a multiplicidade das formas de avaliação em Educação Matemática com vistas á concepção de um efetivo sistema de avaliação.
  •  Refletir sobre o desafio educacional da Educação Matemática .

Conteúdo Programático

Unidade I – Saber Científico e Saber Escolar
  •  Dimensões do fenômeno didático;
  •  Contextualização do Saber.
Unidade II – Saber Matemático
  •  Aprendizagem da Matemática;
  •  Conhecimento e Saber;
  •  Os obstáculos e a Matemática.
Unidade III – Formação de Conceitos e os Campos Conceituais
  •  Referências teóricas;
  •  O estado de devir dos conceitos;
  •  Conceitos e esquemas;
  •  Significado do conceito;
  •  Dimensão experimental e os conceitos;
  •  Complexidade do conceito.
Unidade IV - Momentos Pedagógicos e as Situações Didáticas
  •  Noção de situação didática;
  •  Especificidade educacional do saber matemático; 
  •  As situações adidáticas;
  •  Aprendizagem por adaptação;
  •  Resolução de problemas;
  •  Tipos de situações didáticas;
  •  Problema de validação do saber;
  •  Cotidiano escolar e os efeitos didáticos;
  •  Efeito Topázio;
  •  Efeito Jourdain;
  •  Efeito de Analogia;
  •  Deslize Metacognitivo.

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)