» GEOGRAFIA NA SALA DE AULA - 180h

Descrição geral

  •         Conhecer o mundo atual em sua diversidade, favorecendo a compreensão de como as paisagens, os lugares e os territórios se constroem;
  •        Identificar e avaliar ações dos homens na sociedade e suas consequências em diferentes espaços  e tempos, de modo que construam referências que possibilitem uma participação propositva e reativa nas questões socioambientais locais;
  •        Conhecer o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo que compreendam o papel das sociedades na construção do território, da paisagem e do lugar;
  •          Compreender a espacialidade e temporalidade dos fenômenos geográficos estudados em suas dinâmicas e interações;
  •      Compreender que as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços tecnológicos e as transformações socioculturais são conquistas ainda não usufruídas por todos os seres humanos e, dentro das possibilidades, empenhar-se em democratizá-las.  

Conteúdo Programático

Unidade I – As novas Geografias 

  •          Reafirmação do espaço
  •          O desaguar nas geografias críticas
  •          Ensinando por meio dos conteúdos.

Unidade II – A leitura pedagógica da realidade 

  •          O valor educativo da Geografia
  •          Uma visão geográfica da educação e suas relações com a globalização
  •          A geografia e a construção da cidadania

Unidade III – Apresentando a metrópole na sala de aula 

  •          O espaço geográfico
  •          Cartografia no Ensino Fundamental e no Ensino Médio
  •          A reconstrução em vários níveis
  •          A cartografia no Ensino da geografia
  •          Primeiros mapas: como entender e construir 

Unidade IV – Geografia e ciência: Em busca de aproximação e do inesperado 

  •          Espaço geográfico e imagem topográfica: Um diálogo a construir 

Unidade V – Gráficos: fazer e entender 

  •          Coordenação do sujeito e objeto na busca de uma metodologia para utilização de gráficos no ensino de geografia.
  •          Obstáculos a superar no ensino-aprendizagem de geografia.
  •          Saber a ciência não basta para ensinar geografia.
  •          O que pode a geografia com o seu ensino.
Unidade VI – Avaliação do ensino-aprendizagem da geografia em sala de aula 

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)