» BULLYNG: COMO REAGIR COM EFICÁCIA AOS INCIDENTES DE DESRESPEITO E AGRESSÃO NA ESCOLA - 180h

Descrição geral

  •          Apresentar alternativas para enfrentar o problema da violência na escola, oferecendo uma abordagem bem sucedida para se lidar com um amplo leque de problemas comportamentais dos alunos.
  •           Avaliar programas antibullying utilizados no mundo e apresentar análises do que funciona e do que não funciona.
  •          Apresentar atividades e estratégias de fácil implementação para o trabalho individual com os alunos, visando promover o respeito, a responsabilidade e a tolerância.
  •           Apresentar ideias concretas sobre como promover a colaboração, o respeito e a apreciação na escola.
  •        Investigar o contexto geral do desrespeito e do bullying e estabelecer fundamentos teóricos e práticos para novas perspectivas e soluções.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – DEFINIÇÃO DO TERMO E CONSEQUÊNCIAS.

  •          Exemplificações do fenômeno bullying.
  •          Descrições de casos.
  •          Como se desenvolve o fenômeno bullying em sala de aula.
  •          Protagonistas do fenômeno.
  •          Identificação dos envolvidos.
  •          Recomendações aos pais.
  •          Consequências do bullying.
  •          Alguns programas antibullying 

UNIDADE II – HAVERIA UM INCENTIVO INVOLUNTÁRIO AOS PROBLEMAS DO DESRESPEITO?

  •          A competição entre os alunos.
  •          As implicações da competição.
  •           A competição como único elemento motivador.
  •          Regras nas escolas.
  •          A conquista a todo custo.
  •          O capitalismo e a rotina acadêmica.
  •          A avaliação na escola. 

UNIDADE III – CULTIVANDO O RESPEITO, A APRECIAÇÃO E A TOLERÂNCIA NA ESCOLA.

  •          O vínculo.
  •          A apreciação.
  •           A auto- apreciação.
  •          A apreciação em relação aos professores  e aos funcionários da escola.
  •          A colaboração.
  •          Envolvendo os pais.
  •          Valorizando as diferenças.
  •          A disciplina.
  •          Reuniões conduzidas pelos alunos.

UNIDADE IV – ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO E PREVENÇÃO – PROGRAMA “EDUCAR PARA  A  PAZ”.

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)