» FENÔMENO BULLYNG NA ESCOLA - 300h

Descrição geral

  •  Discutir e apresentar alternativas para enfrentar o problema, oferecendo uma abordagem bem sucedida para se lidar com um amplo leque de problemas comportamentais.
  •  Avaliar programas antibullying utilizados no mundo e apresentar análises do que funciona e do que não funciona.
  •  Apresentar atividades e estratégias de fácil implementação para o trabalho individual com os alunos, visando promover o respeito, a responsabilidade e a tolerância.
  •  Apresentar ideias concretas sobre como promover a colaboração, o respeito e a apreciação na escola.

Conteúdo Programático

Unidade I- Exemplificações do fenômeno Bullying
  •  Definição do termo
  •  Casos descritos desse fenômeno
  •  Como se desenvolve o fenômeno Bullying na escola
  •  Em relação às causas da ação do agressor
  •  Em relação às vitimas
  •  Identificação dos envolvidos
  •  Recomendações aos pais
  •  Conseqüências do Bullying
  •  Programas de vários países para enfrentar o Bullying
Unidade II- Haveria um incentivo involuntário aos problemas do desrespeito?
  •  A competição entre os alunos
  •  As implicações da competição
  •  A competição como único elemento motivado
  •  A regra e o martelo
  •  A conquista a todo custo
  •  O capitalismo e a rotina acadêmica
  •  Avaliação
  •  A avaliação a cada passo
  •  Os resultados de uma avaliação constante
Unidade III- As determinantes do comportamento agressivo/violento, velado ou explícito
  •  Definições dos termos violência e agressividade
  •  A agressividade
  •  Fatores externos á escola
  •  Meios de comunicação
  •  Família
  •  Fatores internos á escola
  • Clima escola
  • Relações Interpessoais
  • Relação professor aluno
Unidade IV- Estratégias da Intervenção e presença- Educar para a paz
  •  Conhecimento da realidade escolar
  •  Escolha da comissão e do coordenador do programa
  •  Escolha do tutor
  •  Investigação
  •  Divulgação dos indicadores a comprovar o índice de violência na escola
  •  Jornada sobre violência
  •  Modificação da realidade escolar
  •  Estratégias gerais
  •  Estratégias individuais
  •  Roteiros para entrevista com o agressor e com a vítima
  •  Estratégia em sala de aula
  •  Estatuto do Bullying.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)