» EDUCAÇÃO QUÍMICA: CONTEXTUALIZADA E TRANSVERSALIDADE - 180h

Descrição geral

  •  Possibilitar a compreensão tanto dos processos químicos em si quanto da construção de um conhecimento científico em estreita relação com as aplicações tecnológicas e suas implicações ambientais, sociais, políticas e econômicas.
  •  Apresentar a Química como um ramo do conhecimento humano digno de estudo e capaz de contribuir para a formação de cidadãos conscientes e participantes na sociedade em que vivem.
  •  Perceber que a Química está presente em nossas vidas e que ela pode nos ajudar a compreender muitos dos problemas dos quais ouvimos falar e dos quais somos informados pelos meios de comunicação.
  •  Compreender que a construção do conhecimento químico é feita por meio de manipulações orientadas e controladas de materiais no laboratório, sempre com a supervisão ou a participação direta do professor, de modo a assegurar a integridade física dos alunos.
  •  Favorecer a compreensão da dinâmica da construção do conhecimento químico como fruto do trabalho de muitos pesquisadores, estando sempre sujeito a mudanças.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – EDUCAÇÃO QUÍMICA NO BRASIL
  •  Conceituando a pesquisa em ensino de química e a área de educação química
  •  Sobre o ENEQS
UNIDADE II – O PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
UNIDADE III – INOVAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA E A PRODUÇÃO DE PROJETOS DE MATERIAIS DE ENSINO
  •  A tensão entre livros didáticos tradicionais e livros inovadores
UNIDADE IV – ENSINO DE QUÍMICA, CULTURA ESCOLAR E CULTURA JUVENIL: POSSIBILIDADES E TENSÕES
  •  Cultura juvenil e cultura escolar: como água e álcool ou como água e óleo?
  •  O jovem, sua identidade seus valores (a escola faz parte?)
  •  A escola da Química e o seu ensino para os jovens
  •  O tipo de envolvimento dos estudantes nas aulas de Química
  •  Problemas, soluções, misturas...
UNIDADE V – TENDÊNCIAS CURRICULARES NO ENSINO DE CIÊNCIAS/QUÍMICA NO OLHAR PARA A CONTEXTUALIZAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE
  •  A perspectiva da construção social do conhecimento no ensino de ciências
  •  A perspectiva de um ensino de ciência com valores de cidadania
  •  A perspectiva da contextualização vem aliada à interdisciplinaridade.

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)