» RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO CONTEXTO DE SALA DE AULA - 120h

Descrição geral

  • Ressaltar a importância da relação professor-aluno como fator de interferência positiva ou negativa no processo de ensino-aprendizagem.
  • Abordar a importância da relação professor-aluno, tomando como referência as concepções de ensinar e aprender e a sala de aula como espaço próprio para que esta relação ocorra.
  • Tratar da importância da afetividade na relação professor-aluno, definindo-a como condição imprescindível para o desenvolvimento do aluno na escola.
  • Analisar como se processa a relação professor-aluno baseada no diálogo, suas implicações e eficácia no processo educativo.

Conteúdo Programático

UNIDADE I - Relação professor aluno no contexto de aprendizagem
  • Processo de aprender
  • A sala de aula
  • A formação do professor
UNIDADE II - A ação docente numa perspectiva construtivista
  • Como fazer a relação entre os dois níveis de ação mental: o empírico e o reflexionante e avançar na perspectiva da construção do conhecimento.
  • Como atuar de modo que os alunos desenvolvam processos de abstração reflexionante?
UNIDADE III - Uma nova perspectiva de relação professor-aluno
UNIDADE IV - A importância da afetividade na relação professor-aluno
  • Professor e aluno no centro das emoções
  • Uma leitura piagetiana da afetividade, nas relações professor-aluno
  • A transferência e o desejo na sala de aula

Informações

Carga Horária: 120 horas.

Investimento: 120,00 (Dinheiro ou Cartão)