» ALFABETIZAÇÃO E LÍNGUA PORTUGUESA - LIVROS DIDÁTICOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - 300h

Descrição geral

  •        Tratar de temas ligados ao processo de ensino-aprendizagem de alfabetização e língua portuguesa. 
  •        Criar condições adequadas para a renovação das práticas de ensino no que se refere à alfabetização.
  •        Mostrar como os livros didáticos (LD) veem buscando soluções para os problemas que se colocam nas práticas pedagógicas.
  •      Tratar de temas importantes para o ensino-aprendizagem, tais como metodologias e estratégias de alfabetização, ortografia, conhecimentos linguísticos, produção de textos escritos, leitura literária e letramento digital.

Conteúdo Programático

UNIDADE I  Livros de Alfabetização: como as mudanças aparecem.

  •         Mudanças nos livros de Alfabetização:  O que as pesquisas têm revelado?
  •         O que e como analisar.

UNIDADE IIEnsino de Ortografia: A contribuição do Livro Didático.

  •         Acerca da apropriação da ortografia.
  •         Análise de atividades de ensino de ortografia em LDP.
  •         Casos de regularidade ortográfica – Emprego ortográfico das letras M e N.
  •         Emprego Ortográfico da letra S no sufixo – oso.
  •         Emprego ortográfico da letra G.
  •         Casos de irregularidade ortográfica – Emprego ortográfico das letras S e Z em famílias de palavras.
  •         Emprego ortográfico das letras S, X e Z.
  •         Diversas representações ortográficas do som “Sê”.

 UNIDADE IIIConhecimentos linguísticos na escola: Como os livros didáticos vêm caminhando nesse terreno nebuloso?

  •         Entre a tradição e a inovação.
  •         Avaliação dos conhecimentos linguísticos.
  •         O que nos informam a Base de Dados do PNLD em relação aos conhecimentos linguísticos?

UNIDADE IV – Produção de textos escritos: o que nos ensinam os livros Didáticos?

  •         As finalidades da escrita de textos nos livros didáticos: por que escrever na escola? Para quem escrever?
  •         Aprendendo a planejar e a revisar textos nas atividades propostas nos livros didáticos.
  •         Livros didáticos de alfabetização: o trabalho com as operações de planejamento, escrita, revisão e reelaboração.
  •         Oficina de escrita – Propostas de Exercícios.
  •         Produção de textos, livros didáticos e prática pedagógica 

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)