» AUTISMO, LINGUAGEM E EDUCAÇÃO - 180h

Descrição geral

  •    Enfatizar a necessidade de uma educação que considere o educando nas suas relações concretas, focando a linguagem e seu desenvolvimento no processo de desenvolvimento humano da pessoa com autismo.
  •      Como ajudar os autistas a aproximarem-se de um mundo de significados e de relações humanas significativas.
  •     Refletir sobre diferentes olhares e interpretações capazes de  contribuir para uma compreensão mais ampla e aprofundada de uma educação com novas possibilidades para a pessoa com autismo.

Conteúdo Programático

     Unidade I 

  •         Retomando ditos sobre autismo
  •         Origem da palavra
  •         Kanner – o início dos estudos
  •         Autismo e deficits cognitivos
  •         Psicogenicidade versus Organicidade
  •         Conceito atual de autismo

     Unidade II – Critérios internacionais para o diagnóstico do autismo.

  •         O autismo no Brasil
  •         Hipóteses causais
  •         Condições clínicas associadas ao autismo
  •         O autismo em 50 anos de estudo pela ciência
  •         O desenvolvimento da pessoa com autismo
  •             Compreendendo o autismo e suas especificidades
  •         As dificuldades com os deficits de Comunicação e Linguagem

Unidade III – Revisando a história e os conceitos das práticas educacionais na pessoa com autismo

  •         Uma concepção de educação centrada no déficit e na doença
  •         Desenvolvimento e Aprendizagem
  •         O programa TEACCH e a modificação do comportamento
  •         Comunicação, autismo e linguagem
  •         Vigotsky e a participação do outro no processo de aprendizagem 

Unidade IV – Contribuições da obra de Vigotsky na educação de autistas

  •         Tempo de inclusão e transformação

Unidade V – Narrativas de experiências vivenciadas

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)