» TRANSTORNO GLOBAL DO DESENVOLVIMENTO - 300h

Descrição geral

  •        Descrever, de uma forma bem prática e compreensível, alguns dos problemas de desenvolvimento e de comportamento que se observam na infância e na adolescência, tanto no seio familiar como nas escolas e nas clínicas.
  •       Oferecer ao leitor algumas reflexões e indicar procedimentos pedagógico-terapêuticos adequados para lidar com esses problemas no dia-a-dia.
  •       Apontar alternativas de encaminhamento clínico e pedagógico mais adequado para cada caso, além de fazer indicações de comportamento dos adultos em relação aos alunos.
  •       Contribuir para melhor compreensão dos problemas do desenvolvimento geral da criança, bem como para a busca pelos tratamentos mais eficazes. 

Conteúdo Programático

UNIDADE: I – INTRODUÇÃO AO ESTUDO DOS TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO 


UNIDADE: II – TRANSTORNO AUTISTA E PSICOSE NA CRIANÇA.

  •         Definição e Classificação
  •         Sintomas cardeais para o reconhecimento do Transtorno autista.
  •         Sobre a Formulação e a Avaliação Diagnóstica.
  •         Hipóteses Etiológicas.
  •         Desenvolvimento do autismo devido a Traumas Psicológicos.
  •         Teorias de Tinbergen sobre o autismo.
  •         A relação entre a separação da mãe na primeira infância e o aparecimento do autismo.
  •         Predisposição congênita do autismo.
  •         Doenças que podem ser associadas ao Transtorno autista.
  •        Diagnóstico Diferencial.
  •        Tratamento


UNIDADE: III- TRANSTORNO DE RETT

  •         Estágios Clínicos do transtorno de Rett.
  •         Tratamento.

 


UNIDADE: IV-  TRANSTORNO DE ASPERGE.

 


UNIDADE: V-  TRANSTORNO DESINTEGRATIVO DA INFÂNCIA.

  •         Transtorno invasivo do desenvolvimento sem outra especificação.
  •         Transtornos invasivos do desenvolvimento e seus diagnósticos diferenciais.


UNIDADE: VI-  TRANSTORNOS DE COMPORTAMENTO DISRUPTIVO (TGD).

  •         Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH).
  •         Diagnóstico Diferencial.
  •         Hiperatividade.
  •         Impulsividade.
  •         Epidemiologia.
  •         Etiologia.
  •         Prognóstico.
  •         Tratamento.
  •         Alternativas farmacológicas.
  •         Psicoterapia e Medicina Comportamental.
  •         Treinos de Auto-Instrução.
  •         Orientação a Pais e Professores.
  •         O professor  e a rotina do aluno com TDAH.


UNIDADE: VII- TRANSTORNO DE CONDUTA (TC)

  •         Epidemiologia.
  •         Etiologia.
  •         Tratamento


UNIDADE: VIII-  TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITIVO (TDO).


UNIDADE: IX- A PERSONALIDADE E SEUS TRANSTORNOS; DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

  •         Os transtornos da personalidade.
  •         A despersonalização.
  •         A depressão e a mania.
  •         As neuroses.
  •        O narcisismo.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)