» CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM, DO LETRAMENTO E DA INTERAÇÃO DOS SURDOS - 180h

Descrição geral

  •           Analisar a interação professor-aluno com deficiência de comunicação em escolas regulares e especiais.
  •        Refletir que a questão da surdez infantil exerce um importante impacto sobre a comunidade, tanto do ponto de vista econômico, considerando os altos gastos para a sua detecção e reabilitação, como do ponto de vista psicossocial.

Conteúdo Programático

UNIDADE I: LETRAMENTO PARA SURDOS – UM NOVO OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

  •  A surdez, o preconceito e o medo de fracassar
  •  O não-saber disfarçado em entendimento
  •  O letramento e as ascensões dos alunos
  •  Educação bilíngue para surdos – uma questão de identidade
  •  Tornando mais eficaz a prática pedagógica para surdos
  •  Produções textuais dos surdos
  •  Passos para tornar o aprendizado atraente para os surdos.

UNIDADE II: VARIÁVEIS INTERVENIENTES E NÃO INTERVENIENTES NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM, DO LETRAMENTO E DA INTERAÇÃO

  •  Estudantes surdos para escolas para ouvintes
  •  Surdos e ouvintes: diferentes perspectivas
  •  Surdez, estigma, preconceito e formações imaginárias

UNIDADE III: ATITUDES DECORRENTES DA ASSIMILAÇÃO DO ESTIGMA, DO PRECONCEITO E DAS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS NOS PROCESSOS DE INTERAÇÃO, LEITURA E ESCRITA DE SURDOS

  •  Alienação e negação das dificuldades
  •  Familiaridade e certeza
  •  Minimização, deslocamento, falseamento das dificuldades e preconceitos de amor

UNIDADE IV: O SURDO TEM, DE FATO, DIFICULDADES DE ABSTRAÇÃO?

UNIDADE V: SURDEZ, LEITURA E ESCRITA

UNIDADE VI: A EDUCAÇÃO BILÍNGUE: EDUCAÇÃO PARA MUDANÇAS

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)