» COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E INCLUSÃO DO ALUNO COM DEFICIÊNCIA - 300h

Descrição geral

  • Apresentar as diversas modalidades de Comunicação Alternativa desenvolvidas para diferentes populações com necessidades especiais.
  • Compreender que a Comunicação Alternativa constitui mediação e apoio especializado fundamentais para a inserção educacional e social das pessoas com deficiências ou outras condições de necessidades especiais.
  • Enfatizar o treino de formas alternativas de comunicação baseada nos gestos, língua de sinais, expressões faciais, símbolos pictóricos, computador, etc...
  • Apresentar as adaptações curriculares de pequeno porte em aluno com paralisia cerebral incluído em classe regular.

Conteúdo Programático

UNIDADE I-  Vencendo barreiras da Comunicação

  • A difícil arte de comunicar com pessoas
  • Componentes não verbais como suplementares à comunicação verbal.
  • Desenvolvimento de protocolos para avaliação de habilidades comunicativas de alunos não falantes: aspectos metodológicos.
  • A comunicação alternativa como meio de independência: Depoimento de um aluno com paralisia cerebral

UNIDADE II- Comunicação alternativa: recursos e procedimentos utilizados nos projetos temáticos de classes especiais.

UNIDADE III - Desenvolvimento da leitura e da escrita com o auxílio da informática educativa aplicada a alunos com necessidades educativas especiais.

UNIDADE IV

  • Comunicação suplementar e alternativa no contexto da música.
  • Habilidades expressivas de alunos não-falantes no reconto de histórias.
  • Habilidades comunicativas utilizadas por alunos não-falantes durante atividade de jogo.

UNIDADE V- Uso da Comunicação Suplementar Alternativa com criança autista através de seus próprios registros gráficos.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)