» DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM - 300h

Descrição geral

  • O Curso “Distúrbios de aprendizagem” foi elaborado com a intenção de alertar professores para os múltiplos fatores que interferem no processo de ensino-aprendizagem, prejudicando-o gravemente.
  • Geralmente apenas os problemas de leitura, escrita e matemática são considerados distúrbios de aprendizagem. Entretanto, como veremos, há muitos outros a considerar.
  • Os educadores têm consciência de que às vezes há crianças em quase todas as salas de aula que, embora consideradas normais sob outros aspectos, apresentam desempenho em nível inferior ao seu potencial presumível.
  • Para algumas dessas crianças a dificuldade limita-se a uma determinada matéria, como seja a leitura e/ou matemática; para outras, é mais extensa, impedindo-lhes o desempenho em muitas áreas.
  • Os distúrbios de aprendizagem constituem um sério problema para as crianças, educadores e para seus pais que esperam resultados positivos no desempenho de seus alunos/filhos na escola.

Conteúdo Programático

      UNIDADE I – DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

  •          Que é aprendizagem
  •          Problema de avaliação
  •          Distúrbios de aprendizagem – uma definição
  •          Fases da aprendizagem
  •          Atenção e aprendizagem
  •          Aspectos diferentes da atenção
  •          Atenção seletiva
  •          Dificuldades de atenção e aprendizagem
  •          Medidas de atenção
  •          Distúrbios de aprendizagem considerados como atraso no desenvolvimento da Atenção seletiva

      UNIDADE II – PRINCIPAIS CAUSAS DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E DE AJUSTAMENTO ESCOLAR

  •          Distúrbios neurológicos e outras causas responsáveis por problemas de leitura e escrita e aprendizagem geral
  •          O processo de aquisição de linguagem
  •          Distúrbios essencialmente neurológicos de aprendizagem
  •          Retardamento mental
  •          Lesão cerebral
  •          Ausências ou disritmias
  •          Disfunção cerebral mínima, genética ou congênita
  •          Características da criança com disfunção cerebral mínima
  •          Outras dificuldades associadas à DCM
  •          Deficiências de aprendizagem apresentadas por crianças com DCM
  •          Dislexia
  •          Distúrbios da motricidade
  •          Transtornos na psicomotricidade
  •          Atraso de maturação
  •          Hiperatividade
  •          Esquema corporal . percepção
  •          Coordenação visomotora
  •          Percepção figura-fundo
  •          Percepção da constância
  •          Percepção da posição no espaço
  •          Percepção das relações espaciais
  •          Orientação e estruturação do espaço e tempo
  •          Organização temporal
  •          Outras causas das dificuldades de linguagem

UNIDADE III – TRANSTORNOS DE LINGUAGEM

  •          Transtornos da Linguagem oral e escrita
  •          Diagnósticos
  •          Estratégias de Intervenção

       UNIDADE IV – DISTÚRBIOS EMOCIONAIS COMO PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

  •          Comportamentos perturbados
  •          Autismo infantil precoce
  •          Fracasso escolar
  •          Dificuldades de aprendizagem
  •          Distúrbios de aprendizagem
  •          Subnormalidade mental
  •          Distúrbios psicofisiológicos ou psicossomáticos
  •          Os transtornos do aparelho digestivo
  •          A obesidade
  •          A recusa do alimento
  •          Enurese e encoprese
  •          Os tiques
  •          Masturbação em público
  •          Os comportamentos excessivos (para mais ou para menos)
  •          Os comportamentos agressivos
  •          Os comportamentos retraídos
  •          Ansiedade
  •          Comportamentos perturbados (medos e fobias)
  •          Comportamentos psicóticos
  •          Causas intelectuais dos principais problemas de aprendizagem e  
  •          Ajustamento escolar
  •          A inteligência
  •          Origens dos problemas mentais dos subdotados.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)