» O DEFICIENTE AUDITIVO E A INCLUSÃO SOCIAL - 300h

Descrição geral

  •        Reunir conhecimentos e orientações fundamentais para a prevenção da deficiência auditiva.
  •        Apontar os caminhos a serem seguidos após o diagnóstico do problema e alternativas de reabilitação.
  •        Identificar os princípios norteadores da educação inclusiva.
  •        Entender que o professor não é o único mediador na relação da criança deficiente com o mundo.
  •        Apresentar informações sobre o que significa receber  alunos com deficiência, reconhecendo a limitação imposta por esta, mas essencialmente trabalhar para a superação das dificuldades, afim de incluí-los na sociedade.
  •        Refletir sobre as possibilidades profissionais das pessoas com deficiência e seu direito de inserção ao mercado de trabalho. 

Conteúdo Programático

            UNIDADE I – Deficiência Auditiva: Como evitar e cuidar

  • Como as pessoas ouvem?
  • Causas da D.A
  • Cuidados na gestação
  • Causas de DA após o nascimento

 UNIDADE II – Detecção da D.A

  • Orientações frente à D.A detectada

 UNIDADE III – Educação de Surdos/Inclusão X Exclusão

  • Quantitativo de surdos no Brasil- dados sobre a exclusão escolar do Surdo
  • Surdez e Bilinguismo – leitura de mundo e mundo da leitura
  • A criança deficiente auditiva, a família e a escola: Como está essa situação?

 UNIDADE IV – A Criança Surda: Caminhos da Aprendizagem

  • Métodos de Treinamento
  • A Comunicação com a criança surda
  • O desenvolvimento da Linguagem
  • O papel do Professor
  • Atendimento escolar: Um processo integrador
  • Integração à escola
  • O processo de Aprendizagem
  • O processo de Integração
  • A Educação Especial

 UNIDADE V – Adolescência: Construção da Identidade Pessoal

  • A Orientação Sexual
  • A preparação para o trabalho
  • Reconhecimento da profissão de intérprete de LIBRAS
  • Intérprete de LIBRAS no Sistema de Ensino: Inclusão de pessoas surdas
  • A Opção Escolar
  • Vida pessoal
  • O surdo – adulto: o passado e o futuro
  • O mercado de trabalho
  • Integração crescente
  • Entrevista: um ensino ainda distante da inclusão
  • Estudo de caso
  • Para refletir: Uma lição de vida 

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)