» SÍNDROME DE DOWN E INCLUSÃO SOCIAL - 300h

Descrição geral

  • Apresentar formas de viabilizar a inclusão escolar das crianças com síndrome de Down, como também apontar os desafios e as dificuldades que esta proposta evidencia.
  • Refletir sobre a importância da mudança de paradigmas sociais e da forma de ver a deficiência, bem como sobre as modificações no sistema educacional para que se possa proporcionar uma educação de qualidade a todas as crianças, tendo elas ou não necessidades específicas.
  • Reforçar a luta contra o preconceito social e ampliar a discussão na sociedade sobre os direitos das pessoas com Síndrome de Down, apontando a inclusão social como um dos maiores desafios a vencer.
  • Refletir sobre o processo pedagógico de trabalho, com vista à inserção profissional de pessoas com deficiência.

Conteúdo Programático

UNIDADE I
  • Inclusão Escolar de crianças com síndrome de Down
UNIDADE II
  • Educação Formal
UNIDADE III
  • Mediação com os pais, papel do mediador, forma de mediação, dificuldades e aceitação.
  • Contribuições significativas á inclusão da criança com SD.
UNIDADE IV
  • Empregabilidade da pessoa com SD.
  • Mais pessoas com deficiência no mercado.
  • Baixa escolaridade
  • Hora de flexionar
  • Desafio é conquistar o Mercado de Trabalho
  • APAE apóia tema da campanha da Fraternidade 2006
  • Oficinas de profissionalização
  • Jovens com dificuldades: Como promover a inclusão social?
UNIDADE V
  • Inclusão digital para pessoas com SD
  • O uso do computador para favorecer a inclusão digital e social de pessoas com deficiência.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)