» DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS E INCLUSÃO SOCIAL - 300h

Descrição geral

  •         Caracterizar e conceituar a deficiência múltipla: 
- Conhecer as modalidades de atendimento e apoio que são oferecidos aos alunos com deficiência múltipla;
- Identificar as causas das deficiências múltiplas;
- Conhecer as adaptações educacionais para crianças com deficiências múltiplas.
  •          Abordar de forma clara e didática, aspectos importantes de uma proposta de intervenção pedagógica para pessoas com deficiência múltipla.
  •        Oferecer ferramentas e instrumentos pedagógicos para melhorar a qualidade do trabalho realizado com deficientes múltiplos e, assim, aumentar a qualidade de vida dessas pessoas.
  •          Identificar e avaliar as contribuições da teoria de Henri Wallon visando dar maior base de sustentação às intervenções pedagógicas dirigidas às pessoas com deficiências múltiplas.
  •          Refletir sobre a importância da comunicação alternativa para a inserção educacional e social das pessoas com deficiências ou outras condições de necessidades especiais.

 

Conteúdo Programático

Unidade I – Sobre a Criança com necessidades educacionais especiais 

  •         Sobre a deficiência intelectual;
  •         Objetivos cognitivos;
  •         Sobre a deficiência visual;
  •         Sobre a deficiência múltipla. 

Unidade II – Teoria de Henri Wallon e a Deficiência Múltipla 

  •         A teoria das emoções;
  •         A intervenção pedagógica embasada na teoria de Henri Wallon. 

Unidade III – A inclusão de alunos com Deficiências Múltiplas na Educação Infantil 

  •         As crianças com deficiências múltiplas: das necessidades às possibilidades;
  •         Abrindo caminhos e construindo pontes;
  •         Superando barreiras;
  •         Uma história singular;
  •         O processo de desenvolvimento e aprendizagem das crianças com deficiências múltiplas;
  •         As necessidades educacionais;
  •         A importância da interação e comunicação na educação e inclusão de crianças com deficiências múltiplas;
  •         Currículo: eixos da proposta pedagógica;
  •         A prática pedagógica na escola inclusiva;
  •         Adaptações curriculares;
  •         Adaptações organizacionais e didático-Metodológicas;
  •         Adaptações avaliativas;
  •         Adaptações relativas ao espaço e tempo;
  •         Estratégias para o banho e lanche;
  •         Sistemas tecnológicos e computadorizados;
  •         O programa de intervenção precoce abordagem sociopedagógica;
  •         Recursos de acessibilidade na educação especial;
  •         Adaptações físicas ou órteses;
  •         Adaptações de equipamentos (Hardware)
  •         Programas especiais de acessibilidade. 

Unidade IV – Componentes não-verbais com habilidades suplementares à Comunicação verbal.  

  •         Efeitos da comunicação alternativa em aluno com deficiência múltipla em ambiente escolar.

Informações

Carga Horária: 300H horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)