» TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE DEFICIENTE - 300h

Descrição geral

  •            Refletir sobre a seguinte  questão: quais sentidos, significados e intencionalidades, vêm se materializando na formação, na prática e nos lugares de atuação do professor, para atuar na perspectiva da educação inclusiva.
  •       Aprofundar as reflexões referentes a educação inclusiva, principalmente em relação a formação docente, suas práticas e lugares de atuação, para uma educação especial na perspectiva do novo paradigma inclusivo.
  •        Discutir a presença das Tecnologias de Informação e Comunicação  (TIC) no contexto educacional inclusivo.

Conteúdo Programático

UNIDADE I - Educação especial, formação de professores e o uso das tecnologias de informação e comunicação: a construção de práticas pedagógicas inclusivas.

  •         Inclusão e qualidade na educação
  •         Reflexões sobre a formação de professores para a inclusão
  •         Tecnologia a serviço da inclusão de deficientes na escola.

UNIDADE II - As TIC e  Inclusão

  •         A tecnologia assistida na mediação dos processos inclusivos
  •         Tecnologias, exclusão e limites.
  •         Conceitos ligados à Tecnologia. 

UNIDADE III - Orientações da LDB – 9394/96 para tratar da Educação Especial

  •         Construção de ambientes digitais de aprendizagem
  •         Abordagens pedagógicas diferenciadas 

UNIDADE IV - Tecnologia assistiva em práticas inclusivas para alunos com deficiências

  •         Sujeito com limitação visual; Questões comumente apresentadas por educadores e pais de alunos com baixa visão.
  •         Sujeito com paralisia cerebral;
  •         Sujeitos surdos;
  •         Sujeitos com síndrome de Down;
  •         Sujeitos com síndrome de Down e paralisia cerebral;
  •         Sujeitos hospitalizados;
  •         Sujeitos idosos;
  •         Sujeitos com autismo;
  •         Sujeitos com TDAH

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)