» ENSINO BILÍNGUE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS - 180h

Descrição geral

  • Implementar um modelo bilíngue de intervenção pedagógica que vise maximizar as capacidades cognitivas e comunicativas da população surda.
  • Contribuir para que o mundo seja um lugar melhor de si viver, não apenas para o surdo, mas para todos globalmente.
  • Compreender a importância de proporcionar programas para famílias com filhos surdos, para assegurar que o lar os respalde no que diz respeito à comunicação, o desenvolvimento e a interação familiar.
  • Enfatizar o aprendizado da língua oral com o objetivo de aproximar o surdo do modelo ouvinte, a fim de integrá-lo socialmente.
  • Enfrentar o desafio da educação inclusiva, no que diz respeito ao campo da surdez, de modo a assegurar ao surdo a possibilidade de ter acesso ao conhecimento produzido pela humanidade.

Conteúdo Programático

Unidade I – Modelo de educação e ensino bilíngue para surdos
  • Pressupostos, objetivos e estratégias do modelo;
  • Objetivo geral;
  • Objetivos específicos;
  • Elementos estratégicos essenciais;
  • Perfil do docente de língua gestual portuguesa;
  • Perfil do docente de língua portuguesa;
  • Componentes do modelo;
  • Intervenção precoce.
Unidade II – Os sinais da aquisição da língua
  • Contexto de estado;
  • Desenvolvimento da fonologia dos sinais;
  • Sinais dirigidos às crianças;
  • Primeiros sinais – a icomicidade no desenvolvimento da morfologia verbal;
  • Concordância verbal complexa;
  • Morfologia e espaço do sinal;
  • Papel do rosto na sintaxe da língua de sinais;
  • Juntando tudo: o desenvolvimento da narrativa.
Unidade III – Direitos humanos por meio das línguas de sinais
  • Línguas de sinais respeitadas;
  • Educação de analidade para os surdos;
  • Avanços tecnológicos garantem sucesso.
  • Acesso e interpretação
  • Famílias
  • Autogerenciamento e fortalecimento de pressupostos;
  • Visão para 2020.
Unidade IV – O efeito da língua no desenvolvimento motor de crianças surdas com peculiaridades motoras
  • Uma ação possível;
  • A interlocução como fator determinante no desenvolvimento;
  • O papel dos interlocutores envolvidos.

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)