» DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM LEVES MODERADAS E PROFUNDAS - 180h

Descrição geral

  •  Oferecer uma abordagem objetiva e viável para os professores que desejam conhecer e promover um bom atendimento em sala de aula para as crianças com dificuldades de aprendizagem.

Conteúdo Programático

UNIDADE I- O QUE SÃO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM GERAIS.

  •          O código das Necessidades Educacionais Específicas (NEE) .
  •          A orientação dos dados coletados pelo tipo de NEE.
  •          Dificuldades de Aprendizagem gerais e a definição legal de NEE.
  •          Inclusão e dificuldades gerais de aprendizagem.
  •          Aspectos da inclusão em relação às dificuldades gerais de aprendizagem.
  •          Profissionais trabalhando em estreita colaboração.
  •          Trabalhando com os pais/Envolvendo os alunos.

UNIDADE II- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM MODERADAS.

  •          Prevalência.
  •          Fatores Causais.
  •          Identificação e Avaliação.
  •          Intervenções de Letramento.
  •          Pequenas etapas de Progresso e avaliação.
  •          Utilizando recursos concretos e visuais.
  •          Compreendendo e utilizando o ensino multissensorial.
  •          Relevância para a vida cotidiana.
  •          Criar oportunidades para  a aprendizagem exploratória e investigativa.
  •          Assegurar um ritmo adequado.
  •          Intervenções que levam em conta dificuldades “adicionais” de comunicação e linguagem.
  •          Intervenções que levam em conta dificuldades comportamentais, emocionais e sociais adicionais.

UNIDADE III- DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM GRAVES – CURRÍCULO E AVALIAÇÃO.

  •          Dificuldades de Aprendizagem graves.
  •          Fatores Causais.
  •          Prevalência.
  •          Identificação e Avaliação.
  •          Adaptando o Currículo.
  •          Adaptando a Estratégia Nacional de Letramento.
  •          Adaptando a estratégia Nacional de Numeralização.
  •          Utilizando vínculos curriculares cruzados para reforçar habilidades e compreensão.
  •          Avaliações/Indicadores de desempenho para o Estabelecimento de lutas e valor agregado.
  •          Participação do aluno no estabelecimento e revisão das metas individuais.
  •          O desenvolvimento pessoal, Social e Emocional do aluno.
  •          Cidadania e alunos com Dificuldades de Aprendizagem.
  •          Contribuições curriculares cruzadas
  •          Cidadania nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Médio.

UNIDADE IV- ASPECTOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ALUNOS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM GRAVES – (DGA).

  •          Abordagens Multissensoriais.
  •          Abordagens Interativas.
  •          Comunicação Aumentativa e Alternativa.
  •          Encorajando a Comunicação através da música.
  •          Usando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhorar o acesso ao currículo.
  •          Desenvolvendo e usando rotinas regulares.
  •          Começar pelo que é familiar e imediato.
  •          Utilizando perguntas e desenvolvendo a compreensão das perguntas.
  •          Aproveitando ao máximo as atividades práticas.
  •          Narração Interativa de Historias.
  •          Desenvolvendo a Mobilidade e a Coordenação.
  •          Agrupamento de Alunos.

UNIDADE V – DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PROFUNDAS E MÚLTIPLAS (DAPM).

  •          Prevalência.
  •          Fatores Causais.
  •          Identificação e Avaliação.
  •          Currículo.
  •          A avaliação e os alunos com DAPM.
  •          Semelhanças e distinções entre pedagogias para alunos com DAG e DAPM.
  •          Aproveitando os interesses, as aptidões e as realizações dos alunos.
  •          Comportamentos desafiadores.
  •          Comprometimento sensorial, deficiência física e condições médicas graves.

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)