» DIDÁTICA GERAL E TEORIAS EDUCACIONAIS 300h

Descrição geral

  •      Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem ao leitor uma percepção e compreensão reflexiva e crítica das situações didáticas, no seu contexto histórico e social; compreensão crítica do processo de ensino e das condições de articulação entre os processos de transmissão e assimilação de conhecimentos; e domínio de métodos, procedimentos e formas de direção, organização e controle do ensino face a situações didáticas concretas. 

Conteúdo Programático

Unidade I – Evolução da Educação na História 

Unidade II – Educação, Escola e Professores 

  •         Para que ensinar?
  •         O que é Educação?
  •         Educação e valores
  •         Educação, valores e objetivos
  •         Educação, valores, objetivos e prioridades
  •         Objetivos e prioridades da Educação Brasileira
  •         Educação e escola
  •         Educação e professores

 Unidade III – Ensinar e Aprender

  •         O ensino e aprendizagem na vida humana
  •         Evolução do conceito de ensino
  •         Que é aprendizagem?
  •         Tipos de aprendizagem
  •         Aprendizagem e Motivação
  •         Aprendizagem e Maturação
  •         Fases da Aprendizagem
  •         Relação Ensino/Aprendizagem
  •         Conclusões sobre ensino – aprendizagem

 Unidade IV – Pedagogia e Didática 

  •         O que é Pedagogia?
  •         Aspectos Fundamentais da Pedagogia
  •         Divisão da Pedagogia
  •         O que é Didática?
  •         Didática Geral e Didática Especial
  •         Didática e Metodologia
  •         Ciclo docente
  •         Como Ensinar?

 Unidade V – O Currículo e seu Planejamento 

  •         O que é Currículo?
  •         Consequências do novo conceito de currículo
  •         Dimensões do currículo
  •         Planejamento de currículo
  •         Psicologia/Sociologia/Filosofia

 Unidade VI – Comportamento do aluno durante o processo de Ensino-Aprendizagem 

  •         O Porquê e para Quê da Educação

 Unidade VII – Teorias Educacionais – Herbart, Dewey e Freire 

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)