» O DEFICIENTE VISUAL E A INCLUSÃO SOCIAL - 300h

Descrição geral

  •        Compreender o significado da deficiência visual e o potencial humano da pessoa com essa deficiência.
  •         Compreender a pessoa com deficiência visual e a sua maneira de relacionar-se no mundo que a cerca.
  •         Proporcionar informações sobre a importância do partilhar com o deficiente visual, visando conhecer sua experiência perceptiva.
  •         Compartilhar experiências de educadores profissionais que atuam com pessoas com deficiência visual.
  •         Refletir sobre a questão da inclusão social e escolar da pessoa com deficiência visual.
  •         Contribuir com o educador e com a educação da pessoa com deficiência visual e sua inclusão social.  

Conteúdo Programático

UNIDADE I – DEFICIENTE VISUAL - ALGUNS CONCEITOS

  •          As especialidades do perceber: diretrizes para o educador de pessoas com
  •          Deficiência Visual
  •          Perceber delineamentos
  •          Perceber sem um dos sentidos de distância: fundamentos
  •          Quem são os educadores?
  •          Educadores em geral

UNIDADE II –AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DA VISÃO RESIDUAL, EDUCAÇÃO E REABILITAÇÃO

  • Considerações sobre a baixa visão e a avaliação
  • Avaliação de baixa visão em bebês e crianças
  • Avaliação de baixa visão em escolares
  • Avaliação do Material Escolar
  • Avaliação de baixa visão em adultos e Idosos
  • Comprometimento das funções visuais
  • Acuidade visual
  • Avaliação formal de acuidade visual para longe
  • Avaliação formal da acuidade visual para perto
  • Classificação da Deficiência Visual
  • Avaliação Informal da acuidade visual
  • Avaliação informal do campo visual periférico
  • Avaliação Informal da visão das cores

UNIDADE III – AVALIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO USO DA BAIXA VISÃO NUMA ABORDAGEM PSICOPEDAGÓGICA

  • Considerações sobre o processo de aprendizagem
  • Aprender a ver - aprender a ser
  • Programa para o desenvolvimento da Deficiência da baixa visão
  • A Inclusão do trabalho desenvolvido pelo educador especializado em baixa visão no contexto educacional com os demais educadores

UNIDADE IV – MODALIDADE DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO: O GRUPO DE CONVIVÊNCIA DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

UNIDADE V –   PAPEL DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL 


            Informações

            Carga Horária: 300 horas.

            Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)