» ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: PLANEJAMENTO E GESTÃO - 180h

Descrição geral

  •          Desenvolver habilidades e competências para administrar organizações do setor público, nos diversos níveis do governo, conservando e utilizando os bens e recursos confiados à sua gestão, buscando o bem comum da coletividade administrada, tendo capacidade para identificar problemas e buscar alternativas para a construção de soluções a partir de instrumentos que permitam a avaliação de políticas públicas.
  •        Proporcionar aos participantes a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades de  planejamento e gestão, promovendo uma visão estratégica dos processos organizacionais, oferecendo um referencial teórico-metodológico adequado às especificidades das organizações do setor público.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – HISTÓRICO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL

UNIDADE II – PATRIMONIALISMO, MODELO BUROCRÁTICO E MODELO GERENCIAL.

  •          Patrimonialismo; Modelo Racional - Legal ou Burocrático; Modelo gerencial (ou pós-burocrático)

UNIDADE III – CONVERGÊNCIAS E DIFERENÇAS ENTRE A GESTÃO PÚBLICA E A GESTÃO PRIVADA

  •          Competitividade e globalização

UNIDADE IV – A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E O FOCO NO USUÁRIO – CIDADÃO

  •          O atendimento ao cidadão; A questão da satisfação do cidadão-usuário;
  •          A avaliação dos serviços públicos.

UNIDADE V – GESTÃO DE RESULTADOS NA PRODUÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS.

UNIDADE VI – GESTÃO CONTEMPORÂNEA

  •          Estratégia organizacional; Novas Tecnologias gerenciais; Reengenharia.

UNIDADE VII – CULTURA ORGANIZACIONAL E GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

  •         Mudança da Cultura Organizacional

UNIDADE VIII 

  •        Planejamento; O projeto no processo de planejamento; Tipos de projetos; A estrutura do projeto; As etapas do projeto, Avaliação e gerenciamento.

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)