» ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – 300H

Descrição geral

Conteúdo Programático

UNIDADE I: INCLUSÃO ESCOLAR E QUALIDADE DE ENSINO

1. O que é ensino de qualidade

2. Os desafios

3. Mudanças na Escola

4. Mudanças no Ensinar

5. Perspectivas

UNIDADE II: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA LEGISLAÇÃO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS

1. O que diz a lei

2. O impacto dos documentos internacionais

3. A Convenção da Guatemala

4. A nova Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva

UNIDADE III: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO — AEE

1. O que é tecnologia assistiva

2. A Sala de Recursos Multifuncionais

3. Decretos e Resoluções em favor do AEE

4. Políticas Públicas - gestão da escola e dos sistemas de ensino

5. O Projeto Político Pedagógico e o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da Educação Inclusiva

6. A oferta do Atendimento Educacional Especializado

7. Organização das atividades escolares

8. Os Tempos Escolares

9. Os Espaços Escolares

10. A avaliação

UNIDADE IV: O DEFICIENTE VISUAL

1. Quando Falta a Visão

2. Baixa Visão

3. Avaliação Funcional da Visão

4. Inclusão escolar de alunos cegos e com baixa visão 

5. O Desempenho Visual na Escola

6. Recursos Ópticos

7. Recursos Não-Ópticos

8. Recomendações Úteis

9. Alfabetização e Aprendizagem

10. Espaço Físico e Mobiliário

11. Comunicação e Relacionamento

12. O Sistema Braille

13. Atividades

14. Avaliação

15. Recursos Didáticos

16. Outros Recursos, Modelos e Maquetes

17. Mapas

18. Livro Didático Adaptado

19. Livro Acessível

20. Recursos Tecnológicos

21. Perguntas Frequentes

22. Informática para as pessoas cegas e com baixa visão

23. Os leitores de tela e a leitura do mundo

24. Barreiras Reais e Virtuais

25. Acessibilidade e Desenho Universal

UNIDADE V: O Aluno Surdo

1. Atendimento educacional especializado para os alunos com surdez: uma proposta inclusiva 

2. O papel do intérprete escolar

3. O que é um tradutor e intérprete de LIBRAS e Língua Portuguesa?

4. Postura ética

UNIDADE VI: DEFICIÊNCIA FÍSICA: CONHECENDO O ALUNO COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

1. Organização básica do Sistema Nervoso

2. Plasticidade Neural

3. Importância da Estimulação Precoce

4. Deficiência: Terminologia e Educação Inclusiva

5. Deficiência Física

6. O Atendimento Educacional Especializado e o uso da Tecnologia Assistiva  no Ambiente Escolar

7. Uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa, para atender as necessidades dos educandos com dificuldades de fala e de escrita.

8. Que recursos humanos são necessários ao Atendimento Educacional Especializado paira a Deficiência Física?

9. Tecnologia Assistiva– TA

10. Ajudas técnicas é o termo utilizado na legislação brasileira, quando trata de garantir:

11. Avaliação e Implementação da TA

12. Modalidades da TA

13. Resolvendo com criatividade problemas funcionais

14. Rompendo barreiras para o Aprendizado

15. Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

16. O que é a Comunicação Aumentativa e Alternativa

17. Quem pode se beneficiar do uso de CAA?

18. Sistemas de Comunicação Aumentativa e Alternativa = SCAA

19. O que são os recursos dos de CAA?

20. Alguns exemplos de recursos de baixa tecnologia estão abaixo citados:

21. PCS - Picture Com Unication Symbols

22. Cartões de Comunicação

23. Acessórios e ideias para a criação de recursos de comunicação, utilizando baixa tecnologia.

24. Jogos desenvolvidos com a simbologia da CAA

25. Habilidades

26. Alinhamento e Estabilidade Postural Colaborando Com as Questões do Aprendizado

27. Revisando conceitos e colocando em prática a adequação postural

28. A Adequação Postural (Cook &Hussey) objetiva alcançar:

29. Noções sobre avaliação e indicação de recursos posturais:

30. Tônus Muscular e os Reflexos

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)