» DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO ECOLÓGICO: UMA ABORDAGEM SOBRE SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO – 180H

Descrição geral

Conteúdo Programático

UNIDADE I - O SUJEITO ECOLÓGICO
  •  Introdução
  •  O sujeito ecológico: definição e princípios
  •  Sociedade plenamente ecológica
  •  A reconstrução dos valores
  •  Para reconstruir novos valores
  •  Concepção de educação: a constituição de sujeitos ecológicos
  •  Educação do sujeito ecológico e sua concepção de ensino e aprendizagem
  •  A constituição do sujeito ecológico no contexto escolar
UNIDADE II - O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
  •  Formação do sujeito ecológico e a crise socioambiental contemporânea
  •  O ensino: posicionamentos críticos e reflexivos e atuação cidadã
UNIDADE III - CONSTITUIÇÃO DE SUJEITOS ECOLÓGICOS
  •  Cidadania ambiental e consciência ecológica
  •  Sustentabilidade e cidadania
  •  Sustentabilidade socioambiental
  •  O sujeito ecológico: ecodesenvolvimento ou sustentabilidade
UNIDADE IV - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  •  Introdução
  •  Educação ambiental: processos evolutivos e conceituais
  •  Educação ambiental: natureza, fins e competências
  •  Educação ambiental: características, concepção e estruturação pedagógica
  •  Educação ambiental: um processo em construção e reconstrução
  •  Educação ambiental: uma necessidade emergente
UNIDADE V - EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  •  Aspectos legais e suas práticas educativas
UNIDADE VI - A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO PROCESSO EDUCATIVO
  •  Introdução
  •  A educação ambiental no processo ensino-aprendizagem
  •  Educação ambiental e currículo
  •  Critérios de seleção e organização dos conteúdos da educação ambiental
UNIDADE VII - A INTERDISCIPLINARIDADE METODOLÓGICA E EPISTEMOLÓGICA NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  •  Introdução
  •  Educação ambiental como tema transversal
  •  Enfoque voltado para a solução de problemas
  •  Pensar a sustentabilidade
  •  Sociedade de risco, reflexividade e complexidade
UNIDADE VIII - OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O PAPEL DO PROFESSOR
  •  Introdução
  •  Formação de professores e a educação ambiental
  •  Identidade de educador ambiental como sujeito ecológico
  •  Mudanças de paradigmas: interdisciplinaridade e organização do trabalho educativo na escola
  •  Educação ambiental e a formação da cidadania ecológica
  •  Sustentabilidade, movimentos sociais e a educação ambiental.
UNIDADE IX - AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
  •  Introdução
  •  Estratégias metodológicas
  •  Projeto educativo coletivo
  •  Perspectiva global e local
  •  Maior sinergia escola e comunidade
  •  Interdisciplinaridade
  •  Transversalidade
  •  Exercício do pensamento complexo
  •  Dinâmicas para práticas de educação ambiental
  •  Dinâmica de apresentação
  •  Dinâmica de preparação para o trabalho
  •  Dinâmica de fixação
  •  Dinâmica da engrenagem
  •  Dinâmica dos paradigmas
  •  Dinâmica do salvador
  •  Vivência I: percepções
  •  Completar as frases
  •  Teia da vida
  •  Estudo de caso
  •  Sugestões de estudos de caso
  •  Poluição do solo (disposição de resíduos sólidos em lixão ilegal)
  •  Poluição do ar (queima ilegal de resíduos sólidos)
  •  Poluição da água (disposição de resíduos domésticos, agrícolas e industriais ilegais nos rios. Colocar nome dos rios)
  •  Separação do lixo (coleta irregular do lixo pelos catadores não cadastrados)
  •  Práticas
  •  Minicomposteira
  •  Papel reciclado
  •  Detergente ecológico
  •  Detergente ecológico multiuso
  •  Orientações de como elaborar projetos em educação ambiental
  •  Introdução
  •  O planejamento das etapas do projeto
  •  O diagnóstico
  •  O resultado do diagnóstico
  •  O projeto em educação ambiental
  •  Exemplos de atividades inovadoras em educação ambiental 

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)