» A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO CENÁRIO ESCOLAR - 180H

Descrição geral

  • Os dados relacionados à violência dentro e fora das escolas são bastante preocupantes e evidenciam que o respeito, fundamento da desejada convivência saudável, na prática vem sendo submetido a progressiva deterioração.
  • Este curso tem por objetivo levar às pessoas envolvidas com as comunidades escolares, os preceitos fundamentais das práticas restaurativas, para que possam ser utilizados no ambiente escolar e comunitário. O curso busca sensibilizar e levar informações teóricas básicas aos educadores, mescladas com atividades práticas e vivências entre os participantes.
  • Abordaremos de forma essencial os temas tratados no curso, trazendo dinâmicas e vivências que podem ser reproduzidas em sala de aula e na escola, bem como indica sugestões de leituras e pesquisas.

Conteúdo Programático

UNIDADE I - A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS NO CENÁRIO ESCOLAR

  • Introdução
  • Os pilares da educação: aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver
  • Atividades sugeridas

UNIDADE II - CONFLITOS COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM

  • Introdução
  • Atividades sugeridas

UNIDADE III - PRÁTICAS RESTAURATIVAS

  • Introdução
  • Disciplina restaurativa: estabelecer relações de cuidado e de limites                   
  • Atividades sugeridas

UNIDADE IV - DIÁLOGO: BASE PARA TODAS AS DEMAIS FORMAS DE RESOLUÇÕES

  • Introdução
  • Escuta ativa
  • Técnica da reformulação
  • Separar a observação da avaliação
  • Comunicação assertiva
  • Uso das “mensagens-eu” (falar na primeira pessoa)
  • Vamos perguntar para ajudar a solucionar?
  • Perguntar restaurativo
  • Atividades sugeridas

UNIDADE V - MEDIAÇÃO

  • Introdução
  • Passos para a mediação

UNIDADE VI - CÍRCULOS DE CONSTRUÇÃO DE PAZ

  • Introdução
  • Estágios
  • Elementos fundamentais dos círculos
  • Outros processos circulares
  • Círculos de Apoio
  • Círculos de Reintegração
  • Círculos de Celebração
  • Círculos de Diálogo
  • Assembleias
  • Atividade sugerida realização de um círculo de diálogo

UNIDADE VII - CÍRCULOS RESTAURATIVOS

  • Introdução
  • Procedimento do círculo restaurativo
  • Pré-círculo
  • Círculo
  • Pós-círculo
  • A escola e as preparações para as reuniões restaurativas
  • Quem pode ser facilitador dos processos de resolução pacífica de conflitos?
  • Atividades sugeridas

UNIDADE VIII - SUGESTÕES PARA UM A ESCOLA SEGURA E PACÍFICA

  • Introdução
  • A gestão democrática nas escolas
  • Projeto político-pedagógico (PPP)
  • Conselhos escolares atuantes e fortalecidos: democratização da escola e con­strução da cidadania
  • Grêmio estudantil

UNIDADE IX - TRABALHO EM PARCERIA E EM REDE PARA UMA ESCOLA CIDADÃ

  • É preciso cuidar mais de quem precisa de mais cuidado
  • Políticas de atendimento
  • Sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente
  • Fluxos
  • Trabalho em rede
  • Um pouco mais sobre alguns importantes órgãos da rede
  • Sistema Único de Assistência Social (Suas)
  • Unidades Básicas de Saúde - UBS
  • Centro de Atenção Psicossocial - Caps Adulto
  • Centro de Atenção Psicossocial - Caps Álcool e Drogas
  • Centro de Atenção Psicossocial - Caps Infantil
  • Conselho Tutelar
  • Atividades sugeridas

Informações

Carga Horária: 180H horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)