» ALFABETIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ALUNO: O PAPEL DO PROFESSOR - 300H

Descrição geral

  •       Reconhecer a alfabetização como um processo que implica  também em desenvolver no aluno a  autonomia intelectual, organização de idéias e criatividade.
  •        Colaborar para as reflexões sobre aprendizagens mais significativas e, por extensão, que possa haver espaço para a transformação.
  •     Proporcionar sugestões de atividades com objetivo de aperfeiçoamento maior no desempenho escrito, com maior respeito às regras ortográficas e de sintaxe da Língua Portuguesa.

Conteúdo Programático

UNIDADE I – AUTONOMIA PARA PIAGET

  • Algumas diferenças entre Piaget e Vygotsky

 UNIDADE II – DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA

  • Autonomia, cooperação e afetividade em trabalho em grupo
  • Descoberta, percepção e uso de algumas regras gramaticais

 UNIDADE III – POR UMA ALFABETIZAÇÃO COM SIGNIFICADOS

  • Da alfabetização ao Letramento: uma questão de cidadania
  • Educação para a autonomia no caso da matemática

 UNIDADE IV – ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA.

Informações

Carga Horária: 300H horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)