» DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA - 180H

Descrição geral

  • Ajudar os professores a encontrar a situação mais adequada para cada criança, bem como desenvolver programas educativos que se ajustem a cada situação de dificuldade de aprendizagem.
  • Apresentar uma visão crítica dos temas e questões da aprendizagem e atitudes e ações psicopedagógicas éticas, que possam amenizar a situação de risco psicossocial de crianças, jovens e adultos com dificuldades de aprendizagem.
  • Fornecer aos profissionais das áreas de Educação a oportunidade de aprofundarem estudos sobre as dificuldades de aprendizagem/intervenção psicopedagógica a fim de enriquecerem  suas práticas no combate ao fracasso escolar.
  • Avaliar os fatores intrínsecos e extrínsecos que determinam o  desempenho escolar dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de observar e analisar situações que acarretam dificuldades de aprendizagem, bem como de propor alternativas de soluções.
  • Compreender e intervir na aprendizagem, buscando os conhecimentos relacionados aos fenômenos “ensino” e “aprendizagem”, e tenha, sobretudo, a sensibilidade para captar e considerar as relações que os sujeitos estabelecem com o seu meio de interação.

        Conteúdo Programático

        UNIDADE I – Dificuldades de aprendizagem e Intervenção Psicopedagógicas

        • Os termos dificuldades de aprendizagem (DA) e intervenção psicopedagógicas (IP)

        UNIDADE II – INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA LEITURA E NA ESCRITA

        •          Avaliação e intervenção na leitura
        •          O enfoque modular da leitura
        •          Avaliação e intervenção na escrita
        •         Enfoque modular da escrita

        UNIDADE III – O enfoque psicológico da escrita e estratégias de ensino na composição da escrita

        •          Problemas de escrita em alunos com DA
        •          Problemas de alto nível e de baixo nível
        •          Outros problemas
        • Marco teórico do enfoque psicológico da escrita como construção de significado.
        • Componentes e processos da escrita
        • Desenvolvimento da escrita e padrões de dificuldades de aprendizagem
        • Processos e estratégias de intervenção na composição da escrita
        • Ensino da escrita a partir de propostas globais de ensino
        • Estratégias de ensino da escrita junto a alunos de DA

        UNIDADE IV – INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NAS DIFICULDADES DE MATEMÁTICA

        • Algumas propostas internacionais recentes
        • Os tipos de padrão de erro nas operações matemáticas
        • Intervenção psicopedagógica nas DA da Matemática
        • Intervenção nas diferentes etapas educacionais
        • Prevenção/Intervenção na educação Infantil
        • Intervenção no Ensino Fundamental (06 a 12anos)
        • Intervenção no Ensino Fundamental (12 a 16 anos)

        UNIDADE V – Ensino Efetivo de textos

        •         A integração do ensino em leitura e em escrita
        •         Teoria e prática da linguagem integrada
        •         Outras estratégias eficazes

        Informações

        Carga Horária: 180 horas.

        Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)