» MEIO AMBIENTE E ESCOLA - 180h

Descrição geral

  •  “Em todos os níveis do processo educativo, a Educação Ambiental que não é uma matéria suplementar somada aos programas existentes, constitui tema interdisciplinar, isto é, uma cooperação entre as disciplinas tradicionais indispensáveis à percepção da complexidade dos problemas do meio ambiente e à formulação de suas soluções”.
  •    Como ressaltou o Secretário-Geral da UNESCO, “para que a educação ambiental alcance seus objetivos, não basta torná-la um complemento dos programas educativos. É necessário encarar as preocupações relativas ao meio ambiente como uma dimensão e uma função permanentes da educação escolar e extra-escolar, em seu sentido mais amplo”. Diante dessa perspectiva, a educação ambiental deveria contribuir largamente para a renovação dos sistemas de ensino.
  •   Certamente, a educação não pode resolver, por si só, todos os problemas ambientais, que são imputáveis a uma série de fatores físicos, biológicos, ecológicos, econômicos, sociais e culturais, mas, com a ajuda da ciência e da tecnologia, ela pode contribuir para a formulação de outras soluções possíveis baseadas na igualdade e na solidariedade.
  •     É com essa visão que este Curso pretende contribuir para o desenvolvimento da Educação Ambiental no ambiente escolar. 

Conteúdo Programático

UNIDADE I – EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A necessidade da Educação Ambiental
  • Evolução do conceito de Educação Ambiental
  • Finalidades da Educação Ambiental
  • Características da Educação Ambiental
  • Enfoque voltado para a solução de problemas
  • Enfoque educativo interdisciplinar
  • A integração da Educação Ambiental na Comunidade
  • Uma educação permanente voltada para o futuro
  • A quem se destina a Educação Ambiental

UNIDADE II  

Incorporação da educação ambiental nos sistemas de educação: estratégias e modalidades

  • Tendências Atuais
  • Metodologia Pedagógica
  • Características Metodológicas da Educação Ambiental nos Diferentes Níveis do Ensino Formal
  • Conteúdo da Educação Ambiental
  • A Educação Ambiental no Contexto da Educação Não-Formal
  • Formação do Corpo Docente para a Educação Ambiental
  • Educação Ambiental Destinada a Grupos Profissionais
  • Recursos Didáticos para a Educação Ambiental
  • Função da Informação e dos Meios de Comunicação Social na Educação Ambiental
  • A Pesquisa Pedagógica a Serviço da Educação Ambiental
  • A Educação Ambiental nos Currículos Escolares
  • Histórias em quadrinhos: recursos de educação ambiental formal e não formal

UNIDADE III  

Educação ambiental, Desenvolvimento sustentado e Desenvolvimento científico-tecnológico

  • Concepção internacional de educação ambiental: formação e informação interdisciplinar
  • Princípios latino-americanos de educação ambiental
  • Desenvolvimento ecologicamente sustentado
  • Variáveis do desenvolvimento
  • Educação Ambiental e científico-tecnológica: procedimentos gerais
  • Integração da Educação Ambiental ao currículo de Ciências
  • Ética, Filosofia e Cognição na relação Natureza-Homem-Cultura
  • A necessária revolução ética de ser humano
  • Como mudar os padrões ético-cognitivo-comportamentais?
  • Reintegrando o homem à natureza e à cultura

UNIDADE IV 

  • Agenda 21 – Brasileira
  • Protocolo de Kyoto
  • Sugestões de procedimentos para aulas de Educação Ambiental
  • A conferência de Copenhague/2009
  • O Brasil e a conferência de Copenhague

Informações

Carga Horária: 180 horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)