» ALFABETIZAÇÃO COMO PROCESSO DISCURSIVO - 300h

Descrição geral

  •       Possibilitar aos professores que trabalham com produção de textos e desenvolvimento da escrita, uma série de encaminhamentos práticos, sistêmicos e conscientes, objetivando o sucesso dessas ações.
  •  Apresentar propostas práticas como sugestões que irão auxiliar o professor em seu cotidiano, contribuindo para o melhor desempenho de seus alunos.
  • Compreender a alfabetização enquanto processo que se constitui de uma atividade interativa, interdiscursiva de apropriação de diferentes linguagens produzidas culturalmente.
  • Compreender que no processo de alfabetização, o convívio com a linguagem escrita deve ser atividade real e significativa, na qual as crianças interagem com diferentes conhecimentos. 

Conteúdo Programático

UNIDADE I –ALFABETIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS

  • Alfabetização e Produção de Textos
  • Desenvolvendo as competências da escrita na alfabetização e nas séries iniciais.
  • Contextualização; Estrutura Textual; Transcrição; Editoração
  • Retextualização; Intervenção; Criatividade
  • A formação de alunos escritores e suas características

 UNIDADE II- ALFABETIZAÇÃO: O INÍCIO DA FORMAÇÃO DO ARQUITETO TEXTUAL

  • Alfabetização:  apropriação de muitas linguagens
  • Alfabetização: pensando nos textos do dia a dia
  • Observações importantes do trabalho com textos na alfabetização
  • Os níveis de absorção da escrita

UNIDADE III - PROPOSTAS PARA PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE ALUNOS PRODUTORES DE TEXTOS EM SALAS DE ALFABETIZAÇÃO

  • Como entender estas propostas?
  •  A reestruturação de textos de alunos no Ensino Fundamental
  • As competências da escrita em cada uma das séries iniciais do Ensino Fundamental
  • Características a serem exploradas e trabalhadas no desenvolvimento do texto
  • A história a ser contada

UNIDADE IV – A APLICABILIDADE DO TRABALHO COM GÊNEROS DO DISCURSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS

  • Práticas de percepção e produção de textos diversos

UNIDADE V- PENSANDO NO TRABALHO COM LEITURA NA ESCOLA

  • O conceito de leitura na sociedade moderna
  • O letramento – primeira base para o desenvolvimento das leituras
  • Da decodificação à desconstrução – os porquês da leitura

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)