» ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA NO COTIDIANO DA ESCOLA - 300h

Descrição geral

  •        Oferecer propostas práticas e estratégias educativas do processo de aprendizagem das crianças durante a primeira escolarização.
  •        Refletir sobre a prática pedagógica em termos de como é e de como poderá ser otimizada.
  •        Apresentar a alfabetização infantil a partir de uma dimensão econômica e social.
  •        Analisar os processos de ensino e aprendizagem de ciências, na Educação Infantil e nas primeiras séries do Ensino Fundamental.
  •         Analisar a família e a comunidade como contextos de alfabetização a partir de uma perspectiva crítica com respeito à situação atual da escola.
  •        Refletir sobre os possíveis novos contextos de alfabetização inicial, nas quais se incorporem os computadores e seus recursos de comunicação e informação.

Conteúdo Programático

Unidade I -  Alfabetização familiar: coordenação entre as aprendizagens da escola –

·        A família como fundamento do desenvolvimento da linguagem e de alfabetização

·        Interações no contexto da família

·        As diferentes faces da alfabetização familiar

·        Alguns programas de alfabetização familiar 

Unidade II -  Leitura dialógica: a comunidade como ambiente alfabetizador –

·        O ambiente alfabetizador dos meninos e das meninas

·        Fatores que contribuem para desenvolver a alfabetização inicial

·        Altas expectativas, auto-estima e motivação pela leitura

·        Famílias e comunidades que aprendem 

Unidade III - Contextos de alfabetização na aula –

·        A informação e os conhecimentos iniciais na alfabetização

·        Diferentes contextos de alfabetização na aula

Unidade IV -  Práticas de linguagem oral e alfabetização inicial na escola –

·     Exemplos de relação entre o uso da linguagem oral e a alfabetização inicial

·        A opção linguística para a leitura e a escrita

·        A estrutura participante do processo de alfabetização

·        Implicações para as escolas e para os professores 

Unidade V - Alfabetização através das ciências –

·        O que é ciência e o que é específico da primeira ciência que construímos

·        Que processos psicológicos são postos em jogo, quando se aprende ciências?

·        O que nos diz a psicologia cognitiva a respeito das capacidades das crianças menores para realizar atividades científicas?

·        Propostas para o ensino de ciência na Educação Infantil

Unidade VI -  Alfabetização e Tecnologia da Informação e da Comunicação (TICs) –

·        Mudança na forma gráfica das mensagens escritas

·        Mudanças na definição de leitura e escrita

·        O uso das TICs no Ensino

·        As funções de assistência do computador

·        Frequentar o computador e a Alfabetização Inicial

·        Entrevista com uma educadora argentina.

Informações

Carga Horária: 300 horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)