» A EDUCAÇÃO DE SURDOS: SABERES E PRÁTICAS DE INCLUSÃO - 180h

Descrição geral

  •        Reunir conhecimentos e orientações fundamentais para a prevenção da deficiência auditiva.
  •        Apontar os caminhos a serem seguidos após o diagnóstico do problema e alternativas de reabilitação.
  •        Identificar os princípios norteadores da educação inclusiva.
  •        Entender que o professor não é o único mediador na relação da criança deficiente com o mundo.
  •     Apresentar informações sobre o que significa receber  alunos com deficiência, reconhecendo a limitação imposta por esta, mas essencialmente trabalhar para a superação das dificuldades, afim de incluí-los na sociedade.
  •        Refletir sobre as possibilidades profissionais das pessoas com deficiência e seu direito de inserção ao mercado de trabalho. 

Conteúdo Programático

UNIDADE I – Deficiência Auditiva: Como evitar e cuidar

  •        Como as pessoas ouvem?
  •        Causas da D.A
  •        Cuidados na gestação
  •        Causas de DA após o nascimento 

UNIDADE II – Detecção da D.A

  •        Orientações frente à D.A detectada 

UNIDADE III – Educação de Surdos/Inclusão X Exclusão

  •        Quantitativo de surdos no Brasil- dados sobre a exclusão escolar do Surdo
  •        Surdez e Bilinguismo – leitura de mundo e mundo da leitura
  •       A criança deficiente auditiva, a família e a escola: Como está essa situação? 

UNIDADE IV – A Criança Surda: Caminhos da Aprendizagem

  •        Métodos de Treinamento
  •        A Comunicação com a criança surda
  •        O desenvolvimento da Linguagem
  •        O papel do Professor
  •        Atendimento escolar: Um processo integrador
  •        Integração à escola
  •        O processo de Aprendizagem
  •        O processo de Integração
  •        A Educação Especial

UNIDADE V – Adolescência: Construção da Identidade Pessoal

  •        A Orientação Sexual
  •        A preparação para o trabalho
  •        Reconhecimento da profissão de intérprete de LIBRAS
  •        Intérprete de LIBRAS no Sistema de Ensino: Inclusão de pessoas surdas
  •        A Opção Escolar
  •        Vida pessoal
  •        O surdo – adulto: o passado e o futuro
  •        O mercado de trabalho
  •        Integração crescente
  •        Entrevista: um ensino ainda distante da inclusão
  •        Estudo de caso
  •        Para refletir: Uma lição de vida 

Informações

Carga Horária: 180h horas.

Investimento: 150,00 (Dinheiro ou Cartão)