» LINGUAGEM E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO DOS SURDOS - 300h

Descrição geral

  •       Analisar as práticas pedagógicas aplicadas aos alunos surdos e avaliar os benefícios do letramento bilingue para os mesmos, assim como a adoção de métodos visuais de ensino.
  •  Entender as condições que envolvem a construção do conhecimento, o aprender e o ensinar.
  • Tratar da linguagem e do letramento dos surdos e de seus familiares, muitos deles surdos também.
  • Tratar da exclusão como um dos problemas pedagógicos mais graves da educação brasileira, um desafio prioritário não apenas para aqueles que pensam a educação dos diferentes, mas para aqueles que convivem com os diferentes.

Conteúdo Programático

UNIDADE I - LETRAMENTO PARA SURDOS – UM NOVO OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.

  • A surdez, o preconceito e o medo de fracassar
  • O não-saber disfarçado em entendimento
  • O letramento e as ascensões do aluno surdo
  • Educação bilíngue para surdos – uma questão de identidade
  • Tornando mais eficaz a prática pedagógica para surdos
  • Produções textuais dos surdos
  • Passos para tornar o aprendizado atraente para os surdos. 

UNIDADE II - VARIÁVEIS INTERVENIENTES E NÃO INTERVENIENTES NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM, DO LETRAMENTO E DA INTERAÇÃO

  •        Estudantes surdos para escolas para ouvintes
  •        Surdos e ouvintes: diferentes perspectivas
  •        Surdez, estigma, preconceito e formações imaginárias

UNIDADE III – ATITUDES DECORRENTES DA ASSIMILAÇÃO DO ESTIGMA, DO PRECONCEITO E DAS FORMAÇÕES IMAGINÁRIAS NOS PROCESSOS DE INTERAÇÃO, LEITURA E ESCRITA DE SURDOS

  • Alienação e negação das dificuldades
  • Familiaridade e certeza
  • Minimização, deslocamento, falseamento das dificuldades e preconceitos de amor. 

UNIDADE IV - O SURDO TEM, DE FATO, DIFICULDADES DE ABSTRAÇÃO? 

UNIDADE V - SURDEZ, LEITURA  E ESCRITA

 UNIDADE VI - A EDUCAÇÃO BILÍNGUE: EDUCAÇÃO PARA MUDANÇAS

Informações

Carga Horária: 300h horas.

Investimento: 220,00 (Dinheiro ou Cartão)